Domingo de Páscoa dobrando a esquina e você ainda não tem uma sobremesa??? Pois acabou de encontrar! Esta Torta de Chocolate é tão, mas tão fácil de fazer e tão fenomenalmente maravilhosa que não só vai salvar sua Páscoa mas também entrar para seu caderninho de receitas “carta na manga”, pode anotar! Tudo que você precisa para fazê-la são algumas tigelas, fouets e espátulas, ingredientes de qualidade e aquele amorzinho no coração. ❤️🍫
SALVA PÁSCOA? QUE TORTA É ESSA?
Sendo publicada na véspera do Domingo de Páscoa, decidimos carinhosamente batiza-la de Torta “Salva Páscoa” de Chocolate, afinal é tão simples de preparar que até o mais atrasado dos atrasados vai conseguir fazer uma sobremesa maravilhosa de última hora. Não vai sobrar nada, tá? Já aviso. 😉
Mas esta torta é, na verdade, a receita conhecida em inglês como Chocolate Torte.
De origem alemã, a palavra torte significa “bolo” e se refere a preparos de variadas massas, muitas vezes recheadas com cremes e geléias, e finalizadas com coberturas e glacês. São comumente feitas com pouco ou nada de farinha de trigo, e muitas vezes levam farinhas de oleaginosas ou de rosca. As tortes são sobremesas muito comuns na Europa e também nos Estados Unidos.
Uma torte muito clássica feita com massa de bolo esponjoso é a Sachertorte, recheada com geléia de damasco e coberta com chocolate, um clássico Austríaco.
Tempos atrás trouxemos a receita de chocolate torte sem trigo (portanto sem glúten) coberta com creme de café, um espetáculo. É parecida com esta receita, com a diferença que a de hoje leva farinha de trigo e de amêndoas (veja como substituir nas notas da receita abaixo) e a outra não leva nenhuma.
COMO É PREPARADA ESTA TORTA?
De forma muito rápida e prática. A manteiga e o chocolate são derretidos em uma tigela, os ovos e açúcar são batidos em outra (eu uso uma batedeira aqui para facilitar, mas não é obrigatório), os secos são misturados em uma terceira tigela e aí é só juntar tudo e levar para assar. Não falei que era simples?
As partes que tomam mais tempo são separar os ingredientes e cortar os pedaços de papel manteiga para a fôrma. 😅
Falando nisso, prefira uma fôrma de aro ou fundo removível para fazer esta receita. Eu uso uma de 22cm mas pode ser um pouco maior ou menor sem nenhum problema; o que vai mudar ligeiramente é a espessura da sua massa e o tempo de forno.
NÃO TENHO FÔRMA DE ARO OU FUNDO REMOVÍVEL, E AGORA?
Tudo bem! Caso a única opção que tenha seja uma fôrma redonda comum, ela pode ser usada também. Faça o seguinte:
- Unte a fôrma e forre a base com papel manteiga, sem forrar as laterais.
- Asse o bolo normalmente.
- Deixe a massa esfriar 20 minutos e então passe uma espátula entre a torta e a lateral da fôrma para descolar.
- Vire sobre uma grade ou prato (agora a parte de baixo estará para cima) e descole o papel manteiga da base.
- Imediatamente re-inverta sobre uma grade ou prato para que o lado certo esteja para cima. Devolva quaisquer pedaços do topo que possam ter caído durante o processo.
- Deixe esfriar completamente para colocar a ganache.
You’re Welcome! 😉
INGREDIENTES & FUNÇÕES
- Manteiga: maciez, sabor e coloração;
- Chocolate: maciez, sabor e coloração;
- Ovos: o ingrediente que confere a maior parte da estrutura à massa; confere também sabor e coloração;
- Açúcar: maciez, umidade, dulçor e coloração;
- Farinha de Trigo: estrutura;
- Farinha de Amêndoas: textura, umidade e sabor; veja notas da receita abaixo caso precise substituir;
- Sal: realça e contrabalanceia os sabores.
DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!
Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas, como por exemplo farinha de amêndoas para esta receita. 🌷
Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️
PASSO A PASSO ILUSTRADO:
1. Em uma tigela, junte o chocolate e a manteiga.
2. Derreta os dois ingredientes em banho-maria ou microondas, mexendo até que a mistura fique homogênea e reserve.
3. Em outra tigela, junte os ovos e o açúcar.
4. Com uma batedeira ou fouet, bata até que a mistura fique esbranquiçada e bem aerada, cerca de 5 minutos.
5. Adicione metade da mistura de chocolate à de ovos e mexa bem com um fouet.
6. Repita o processo com a segunda metade e misture para incorporar.
7. Em outra tigela, junte a farinha de trigo, a farinha de amêndoas e o sal; misture bem com um fouet.
8. Adicione à massa e misture apenas para incorporar.
9. Despeja na fôrma preparada e leve a forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 35 minutos.
10. O teste do palito deve sair levemente “sujo” de massa. Deixe esfriar, dentro da fôrma, completamente.
11. Em uma panela pequena, esquente o creme de leite fresco até que bolhas comecem a formar no perímetro da panela. Despeje imediatamente sobre o chocolate picado, cubra e deixe descansar alguns minutos.
12. Misture bem e disponha sobre a torta já fria. Espalhe bem e deixe a ganache firmar. Desenforme, peneire cacau em pó por cima e sirva!
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:
- Apesar de opcional, prefira forrar a base e laterais da fôrma para melhores resultados ao desenformar a torta.
- A torta fica mais gostosa se sair do forno ainda com a massa um pouco “molhadinha”. O teste do palito deve sair com um pouquinho de massa grudada nele, mas não muito molhado. Chegando à marca dos 30 minutos, comece a testar. Mas garanto que mesmo que o palito saia seco no teste (acontece com todos nós), a torta vai ficar maravilhosa do mesmo jeito.
- Eu sirvo minha torta na base da fôrma mesmo, mas caso prefira transferir para um prato de servir, assim que a ganache firmar completamente, passe uma espátula longa entre a base da torta e a da fôrma e transfira cuidadosamente.
- A quantidade de ganache que fiz para essa receita é comedida mas, na minha opinião, na medida certa. Agora, caso prefira esbanjar, é só aumentar a quantidade de creme e chocolate, lembrando que são partes iguais (1:1), por peso.
- A torta pode ser deixada em temperatura ambiente ou levada à geladeira para firma a ganache, tanto faz.
- Como a massa e a ganache contém manteiga e chocolate, quando refrigerada, a torta fica firme. Caso prefira de consumi-la mais macia (meu caso 🙌), deixe a torta ou a fatia que vai consumir fora da geladeira até que os ingredientes cheguem à temperatura ambiente.
- Sozinha esta torta já é maravilhosa, mas acompanhada de um belo sorvete de baunilha, não tem pra ninguém!
VÍDEODEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA?
Por causa da ganache, esta receita precisa ser mantida sob refrigeração. Vai durar pelo menos uma semana, bem embalada.
POSSO CONGELAR ESTA TORTA CHOCOLATE?
Pode sim! Leve ao freezer, sem cobrir, e deixe congelar. Assim que isso acontecer, embale-a muito bem com filme plástico e depois alumínio. Vai durar até 3 meses.
Torta "Salva Páscoa" de Chocolate
Equipamento
- Fôrma (22cm) Aro ou Fundo Removível
Ingredientes
Massa
- 200g (1 Tablete ou 14 Col. Sopa) Manteiga s/ Sal picada
- 180g (1 Xíc.) Chocolate Meio-Amargo (50-60%) picado
- 4 Unid. (200g) Ovos, grandes em temperatura ambiente
- 150g (¾ Xíc.) Açúcar Refinado
- 50g (6 Col. Sopa) Farinha de Trigo
- 65g (¾ Xíc.) Farinha de Amêndoas (ver notas)
- 3g (½ Col. Chá) Sal
Ganache
- 120ml (½ Xíc.) Creme de Leite Fresco (ver notas)
- 120g (⅔ Xíc.) Chocolate Meio-Amargo (50-70%) picado
Finalização
- (quanto basta) Cacau em Pó para peneirar
Modo de Preparo
Massa
- Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte a fôrma e forre sua base e laterais com papel manteiga; reserve.
- Em uma tigela de vidro, derreta o chocolate e a manteiga. Você pode fazer isso em banho-maria (água no fundo da panela que não encosta na tigela de vidro, em fervura baixa) ou no microondas, parando de 20 em 20 segundos para mexer; reserve.
- Em outra tigela, junte os ovos com o açúcar e, com uma batedeira comum ou até mesmo à mão com um fouet, bata a mistura até que fique esbranquiçada e aerada, cerca de 5 minutos.
- Em duas etapas, adicione a mistura de chocolate à de ovos, mexendo bem com um fouet a cada adição.
- Em uma pequena tigela, junte as farinhas e o sal e misture bem.
- Adicione a mistura de farinhas à de chocolate e, com uma espátula larga ou fouet, mexa com delicadeza apenas para incorporar.
- Despeje na fôrma já preparada e asse por cerca de 35 minutos. Chegando à marca dos 30, comece a fazer o teste do palito: ele deve sair levemente "sujo" de massa, assim como fazemos quando assamos brownies; se o palito sair muito molhado, deixe mais alguns minutos.
- Retire do forno e deixe esfriar completamente ainda dentro da fôrma; enquanto isso, prepare a ganache.
Ganache
- Coloque o chocolate picado em uma tigela pequena e reserve.
- Em uma panela pequena e em fogo médio-baixo, aqueça o creme de leite fresco até que bolhas comecem a aparecer no perímetro da panela, cerca de 3 minutos; não deixe ferver!
- De uma vez só, despeje todo o creme sobre o chocolate, cubra imediatamente com um pano e deixe repousar de 3 a 5 minutos para que o chocolate comece a amolecer.
- Passado esse tempo, descubra a tigela e, com uma espátula pequena ou colher, comece a agitar a mistura a partir do centro até que o chocolate e o creme fiquem homogêneos.
- Despeje sobre a torta já fria e espalhe sobre a superfície. Deixe a ganache firmar completamente (em temperatura ambiente ou geladeira). (Nota: se porventura a ganache esfriar demais e endurecer antes de ser despejada na torta, leve ao microondas por alguns segundos e mexa para dar o ponto.)
- Desenforme, retire o papel manteiga das laterais, peneire o cacau em pó para finalizar e sirva. (Nota: caso prefira, transfira a torta para um prato de servir.)
Notas
- Farinha de Amêndoas: pode ser substituída por qualquer outra farinha de oleaginosas como nozes, castanha de caju, amendoim, etc. Caso tenha em mãos apenas a noz inteira e não a farinha, é possível fazer a versão caseira: basta processar a mesma quantidade (65g) junto com a farinha de trigo e o sal em um processador ou liquidificador até formar uma farofa fina. Caso sua noz esteja com casca, aconselho descasca-la antes de prosseguir. Na receita da Colomba Pascal, ensino como fazer isso em menos de 5 minutos. Agora, caso não tenha nenhuma dessas opções em mãos, substitua a farinha de amêndoas por alguma outra farinha, como fubá, farinha de rosca, por exemplo, mas nesse caso diminua a quantidade para 45g (⅓ Xíc.).
- Creme de Leite Fresco: embora eu sempre prefira fazer ganache com creme de leite fresco, ela pode ser feita com qualquer tipo de creme de leite. Se optar por utilizar o creme de caixinha, recomendo juntar o chocolate picado com o creme em uma tigela e derretê-los em banho-maria ou no microondas parando de 20 em 20 segundos para mexer.