Moleza de fazer, o Bolo Sonho é o famoso sonho de padaria na versão bolo, simples e basicão. Veja todas as dicas e truques aqui neste post antes de por a mão na massa.
Esta semana mergulhamos no mundo do sonho de padaria! Fomos a duas e provamos essa delícia da infância (havia tanto tempo que não comia um!) para me inspirar e fazer o bolo sonho.
Gostei mais de um do que de outro, mas na real na real não amei nenhum dos dois… O que aconteceu com os sonhos de padaria, gente??? Quer ver um pouco desse processo? Tem um vídeo/vlog bem bacanudo aqui:
Enfim, foi bem bacana e o resultado dos testes é a receita que apresento hoje para vocês.
O processo é bem direto: são duas massas brancas de baunilha à base de óleo recheadas com um discão de creme de confeiteiro (feito pelo método expresso, bem rapidinho).
No primeiro teste que fiz, as massas ficaram muito grossas e o recheio meio fino e um pouco mole. Fiz ajustes e deixei todas as camadas com espessura mais igualada e firmei um pouco o creme.
E este é um bolo pequeno (15cm de diâmetro) mas que pode ser aumentado caso prefira. Veja abaixo dicas para adaptar as fôrmas e a consistência do creme de confeiteiro.
OPÇÕES DE FÔRMA
Optei por fazer este bolo em um tamanho não muito grande, 15cm de diâmetro. Caso queira um bolo maior, basta dobrar a receita toda e assar em duas fôrmas de 21cm (1cm a mais ou a menos não tem problema), mas lembre-se que o tempo de forno pode aumentar um pouco.
CONSISTÊNCIA DO CREME
Meu objetivo era fazer uma camada firme de recheio para uma apresentação bem bonita. Para isso, peguei minha receita base de creme de confeiteiro e aumentei a quantidade de amido para deixa-lo mais espesso e funcionou super bem!
O único porém é que o creme um pouco menos espesso (versão tradicional) fica mais cremoso e mais gostoso no paladar. Então é o seguinte: caso não se importe de ter um recheio com aparência mais molenga, reduza a quantidade de amido pedida na receita para 22g (2½ Col. Sopa).
Produtos Que Utilizei Nesta Receita
DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!
Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷
Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:
- Para fazer a massa no liquidificador: bata o ovo com o açúcar, óleo e baunilha até ficar bem espumado. Transfira para uma tigela e adicione o leite e os secos alternadamente, incorporando com uma espátula.
- Para um recheio menos firme e mais cremoso, reduza a quantidade de amido do creme para 22g (1½ Col. Sopa).
- Para um bolo maior, dobre a receita toda utilize fôrmas de 20 a 22cm.
- Se porventura você tiver uma fôrma redonda 1cm menor do que as que usou para assar as massas e quiser um recheio bem rente às camadas de bolo, use-a para modelar o creme de confeiteiro!
- Eu fiz e recomendo nivelar o topo da camada de bolo de baixo para deixar o bolo montado mais reto. A camada de cima não precisa ser nivelada.
VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA?
Até 5 dias, bem embalado e sob refrigeração.
POSSO CONGELAR ESTE BOLO BAFÔNICO?
Por causa do creme de confeiteiro, este bolo não deve ser congelado.
Bolo Sonho
Equipamento
- 2 Fôrmas de 15cm (redondas)
- Batedeira (qualquer tipo)
Ingredientes
Massa
- 115g (¾ Xíc. + 2 Col. Sopa) Farinha de Trigo
- 1 Col. Chá (4g) Fermento em Pó
- ¼ Col. Chá Sal
- 90ml/g (⅓ Xíc. + 2 Col. Chá) Leite Integral em temperatura ambiente
- 1 Col. Chá (5ml) Sumo de Limão ou vinagre branco
- 1 Unid. (50g) Ovo grande em temperatura ambiente
- 115g (½ Xíc. + 1 Col. Sopa) Açúcar Refinado
- 1 Col. Chá (5ml) Extrato de Baunilha
- 90ml (75g) Óleo Vegetal milho, girassol, etc.
Creme de Confeiteiro
- 300ml/g (1¼ Xíc.) Leite Integral
- 2 Unid. (36g) Gemas
- 125g (½ Xíc. + 2 Col. Sopa) Açúcar Refinado
- 35g (¼ Xíc.) Amido de Milho
- ½ Col. Chá (2g) Sal
- 30g (2 Col. Sopa) Manteiga s/ Sal preferencialmente em temperatura ambiente (ver notas)
- 1 Col. Chá (5ml) Extrato de Baunilha
Finalização
- (quanto basta) Açúcar de Confeiteiro Impalpável (ver notas)
Modo de Preparo
- Unte e forre as fôrmas com papel manteiga e reserve. Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Massa
- Em uma tigela média, junte a farinha, o fermento e o sal. Misture bem e reserve.
- Em um recipiente, junte o leite e o sumo de limão, mexa bem e reserve.
- Na tigela da batedeira, junte o ovo, o açúcar e a baunilha. Bate em velocidade média alta por 2 minutos ou até a mistura esbranquiçar (ela vai continuar bem líquida).
- Com a batedeira ligada, adicione o óleo gradualmente.
- Adicione metade da farinha, metade do leite e incorpore em velocidade média-baixa. Repita o processo com o restante.
- Transfira para as fôrmas preparadas (220g em cada fôrma) e asse de 15 a 20 minutos.
- Deixe as massas esfriarem cerca de 10 minutos sobre uma grade. Inverta-as para desenformar, retire o papel manteiga, inverta novamente e as deixe esfriarem completamente sobre a grade.
Creme de Confeiteiro
- Forre com filme plástico a mesma fôrma (limpa) usada para fazer o bolo (ou 1cm menor, caso tenha) e reserve.
- Em um recipiente, junte o leite e as gemas. Misture bem com um fouet ou garfo e reserve.
- Em uma panela média, junte o açúcar, o amido e o sal e misture muito bem com um fouet. Despeje a mistura de leite com gemas na panela com os secos gradualmente enquanto mexe com um fouet e misture até homogeneizar.
- Leve a fogo médio e mexa sem parar até o creme começar a esquentar. Abaixe o fogo para médio-baixo e, mexendo o tempo todo sem parar, cozinhe até o creme pegar fervura e começar a espessar. Mexa então por mais 2 minutos e retire do fogo.
- Adicione a manteiga e mexa bem. Adicione a baunilha e incorpore.
- Imediatamente despeje todo o creme na fôrma com filme plástico, cubra a superfície com outra camada de filme e leve à geladeira ou ao freezer até ficar bem gelado (40min a 2h).
Finalização
- Disponha o açúcar de confeiteiro sobre uma assadeira baixa e "empane" as laterais das duas camadas de bolo para deixa-las brancas.
- Desenforme o creme, retire o filme plástico e, manuseando cautelosamente, disponha-o sobre uma das camadas de bolo. Coloque a segunda camada de bolo por cima, ajeite, polvilhe o topo com mais açúcar de confeiteiro, fatie e sirva!
Notas
- Manteiga: se preferir usar a com sal, aí basta omitir o sal pedido na receita do creme. E vale lembrar que a manteiga em creme de confeiteiro é sempre opcional; utilizei aqui para dar mais sabor, riqueza e estrutura ao creme.
- Açúcar Impalpável: o açúcar de confeiteiro impalpável dá um acabamento melhor do que o glaçúcar, mas se essa segunda opção for tudo que você tiver, pode usar! Açúcar gelado serve também e funciona até melhor, preservando o polvilhado branco por mais tempo.