Tem banana nanica passando do ponto na sua fruteira? Então este bolo é pra você! Feito à mão pelo método direto, o bolo banana bread de chocolate é cheio de sabor, facílimo de preparar, ótimo para várias ocasiões e um belo mimo para dar de presente!
Banana bread é um bolo feito pelo método direto, ou seja, secos em uma tigela, líquidos em outra, mistura-se tudo e só levar pro forno!
Baseei-me na versão tradicional para fazer esta de chocolate. As duas são bem parecidas, deliciosas e fáceis de fazer.
Diminui a farinha, adicionei o cacau, aumentei o açúcar para compensar e fiz ajustes na fermentação.
Se você nunca fez um banana bread (tradicional ou de chocolate), não sabe o que está perdendo!
Se você tem bananas escurecendo e querendo estragar, faça esta receita. Agora, se suas bananas acabaram de ficar maduras, espere um pouco; a banana bem madura vai trazer mais dulçor, sabor e aroma e fazer toda a diferença no produto final.
E ah!, prefira sempre a nanica para fazer bolos. 😊
A ORIGEM DO BANANA BREAD
Diz-se que a explosão do banana bread ocorreu nos Estados Unidos durante a década de 1930 após a quebra da bolsa de valores de 1929, que deu início ao período conhecido como Crise de 1929 (Grande Depressão).
Com o racionamento de alimentos da época, famílias se esforçavam para que nenhuma comida fosse desperdiçada, nem mesmo as bananas pra lá de maduras.
Concomitantemente, empresas como a Royal Baking Powder Company começaram a produzir, em grande escala, o fermento químico em pó, tornando-o amplamente disponível em todo o país pela primeira vez.
A necessidade de dar utilidade a bananas super maduras, unida à ampla disponibilidade da fermentação química, inspirou uma legião de cozinheiros a criarem receitas “quick bread”.
POR QUE "BREAD" SE NÃO É PÃO?
Para quem não sabe, o termo “bread” quer dizer “pão” em português, logo “banana bread”, “pão de banana”.
Banana bread é classificado em inglês como um “quick bread” (pão rápido, em tradução livre).
Um pão rápido, ou quick bread, é qualquer massa feita com fermentação química (fermento em pó ou bicarbonato de sódio) em vez de biológica, podendo, portanto, ser levada ao forno imediatamente após a mistura.
Bolos, muffins, cupcakes, panquecas, scones, brownies e biscoitos, por exemplo, são comumente encaixados nessa categoria.
Apesar de ser categorizado de tal forma—e ser tipicamente assado em fôrma de pão—, o banana bread é muito mais bolo do que qualquer outra coisa.
QUAL O MELHOR TIPO DE BANANA PARA FAZER BOLO?
Também conhecida como banana d’água, a banana nanica tem a polpa bem doce e macia e é considerada a melhor para bolos.
Para esta receita, procure usar bananas que estejam bem maduras, cheias de manchas pretas ou até mesmo bem empretecidas.
Obviamente, se a banana estiver excessivamente amolecida e com cheiro de estragada, não utilize; por outro lado, procure não usar bananas que acabaram de amadurecer pois não são doces o suficiente para deixar a massa macia, adocicada e aromatizada do jeito que deve ser. 😉
BANANA BREAD: INGREDIENTES E FUNÇÕES
- Farinha: confere estrutura à massa;
- Cacau em Pó: sabor e coloração;
- Fermento em Pó: fermentação química para levantar o bolo; reage em contato com os líquidos da receita;
- Bicarbonato: assim como o fermento em pó, também tem função de fermentação química; mas nesse caso reage com os ingredientes ácidos da receita;
- Sal: como sempre, realça os sabores;
- Açúcar Refinado: dulçor, maciez e coloração;
- Açúcar Mascavo: mesma função do refinado, com a diferença que adiciona o sabor do melado de cana, conferindo ainda mais umidade; é possível substituir por açúcar refinado, mesma quantidade;
- Ovos: estrutura e sabor;
- Óleo: a gordura do bolo; confere mais umidade, porém menos sabor que manteiga—para substituir, veja as notas da receita abaixo;
- Leite + Vinagre: fazem o leitelho caseiro, que confere umidade e maciez à massa;
- Café: umidade e sabor; harmoniza extremamente bem com chocolate e banana; caso prefira, substitua por água;
- Banana: além do sabor tema da receita, confere dulçor, umidade e maciez;
- Gotas de Chocolate: opcional; sabor extra de chocolate;
- Nozes: opcional; sabor e textura;
DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!
Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas!
Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️
3. Adicione as gotas de chocolate e nozes, se for utilizar, e mexa bem.
4. Com uma espátula, abra um buraco grande no centro da tigela e reserve.
5. Em outra tigela, junte todos os ingredientes líquidos (ovos, óleo, o leite com vinagre, café, baunilha) e mexa bem.
6. Amasse bem a banana com um garfo.
7. Transfira a banana amassada para a tigela de líquidos e misture bem.
8. Despeje a mistura de líquidos dentro do buraco da tigela de secos.
9. Com uma espátula larga, mexa delicadamente fazendo movimentos de baixo para cima somente até que quase toda a farinha desapareça. Não mexa mais que isso.
10. Despeje a massa na fôrma untada e forrada com papel manteiga e leve a forno pré-aquecido a 170˚C por cerca de 1h.
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:
- Para melhores resultados, use banana nanica bem madura para fazer este bolo.
- Ao misturar os ingredientes líquidos com os secos, faça movimentos delicados misturando somente para incorporar. Mexer excessivamente vai deixar o seu bolo pesado.
- Utilize um cacau em pó de qualidade, natural ou alcalino; o sabor de chocolate vem diretamente do cacau em pó (especialmente se não utilizar as gotas de chocolate). Cacau porcaria = gosto de chocolate porcaria; não queremos isso!
- Prefira assar este bolo em uma temperatura um pouco abaixo da que você está acostumado a assar seus bolos (170˚C) pois como o tempo de forno é longo, as laterais e o fundo do seu bolo podem escurecer demais, especialmente se sua fôrma for de cor escura.
- Para verificar se está pronto, chegando na marca dos 60 minutos, abra o forno e faça o teste do palito, mas lembre-se que há gotas de chocolate derretido na massa; faça mais de um teste caso o palito saia sujo de puro chocolate.
VÍDEODEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA?
Sob refrigeração, até uma semana, em temperatura ambiente de 3 a 5 dias. Gosto de esquenta-lo no microondas por alguns segundos ou passa-lo na chapa com manteiga quando está menos fresco, fica uma delícia!
POSSO CONGELAR ESTE BOLO?
Sim, sem dúvidas, de 3 a 4 meses. Descongele em temperatura ambiente ou geladeira antes de servir.
Bolo Banana Bread de Chocolate
Equipamento
- 1 Fôrma de pão (22x12x7cm)
Ingredientes
- 60ml (¼ Xíc.) Leite Integral em temperatura ambiente (ver notas)
- 5ml (1 Col. Chá) Vinagre ou Sumo de Limão
- 225g (1¾ Xíc.) Farinha de Trigo
- 25g (¼ Xíc.) Cacau em Pó
- 2 Col. Chá (8g) Fermento em Pó
- ¼ Col. Chá (1g) Bicarbonato de Sódio
- ½ Col. Chá (3g) Sal
- 150g (¾ Xíc.) Açúcar Refinado
- 50g (¼ Xíc.) Açúcar Mascavo (ver notas)
- 2 Unid. (100g) Ovos grandes em temperatura ambiente
- 120ml (½ Xíc.) Óleo Vegetal (ver notas)
- 1 Col. Sopa (15ml) Café ou Água
- ½ Col. Chá Extrato de Baunilha opcional
- 370g (1½ Xíc.) Banana Nanica super madura e amassada (ver notas)
- 90g (½ Xíc.) Chocolate, picado opcional (ver notas)
- 50g (½ Xíc.) Nozes, picado opcional (ver notas)
Modo de Preparo
- Unte a fôrma e forre a base comum pedaço de papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 170˚C.
- Em um recipiente pequeno, junte o leite e o vinagre; misture bem e reserve.
- Em uma tigela grande, peneire todos os secos: farinha, cacau, fermento, bicarbonato, sal e os açúcares refinado e mascavo.
- Misture muito bem com um fouet, adicione o chocolate e as nozes (se for utilizar) e misture novamente. Com uma espátula, abra um buraco no centro e reserve.
- Em outra tigela, misture todos os ingredientes líquidos: ovos, óleo, o leite pré-preparado, a baunilha (se for usar), o café ou água e misture muito bem.
- Amasse as bananas com um garfo, transfira para a tigela de líquidos e misture.
- Despeje os líquidos no centro da tigela dos secos e, misturando com delicadeza, incorpore somente até que a farinha quase desapareça por completo. Não mexer mais que isso.
- Despeje na fôrma pré-preparada e leve ao forno por cerca de 60 minutos. Chegando perto dessa marca, faça o teste do palito; assim que sair seco, está pronto.
- Deixe esfriar sobre uma grade por cerca de 15 minutos. Desenforme, descole o papel manteiga e deixe o bolo esfriar sobre a grade por alguns minutos antes de cortar.
Notas
- Leite + Vinagre: essa mistura é feita para fazer o buttermilk (leitelho) caseiro, uma espécie de leite ácido usado muito na confeitaria para conferir maciez e umidade às receitas. Caso você tenha e queira usar, iogurte natural integral sem açúcar substitui muito bem, basta utilizar 60ml (¼ Xíc.) no lugar.
- Açúcar Mascavo: caso não tenha em mãos na hora de fazer a receita, basta substituir por açúcar refinado, a mesma quantidade.
- Óleo Vegetal: tanto o óleo quanto a manteiga servem bem enquanto gordura no bolo. O óleo confere mais umidade à massa, que permanece macia sob refrigeração, enquanto que a manteiga faz o bolo firmar quando refrigerado, oferece menos umidade à massa, porém, confere mais sabor. Se quiser substituir, use manteiga sem sal derretida (½ Xíc | 115g) no lugar do óleo. Caso queira unir os dois mundos (eu adoro fazer isso!), use ¼ Xíc. (60ml) de óleo e ¼ Xíc. (56g) de manteiga derretida.
- Banana: prefira utilizar a nanica pois ela é mais adocicada e sempre mais recomendada para bolos. Utilize bananas bem maduras, cheias de manchas ou até mesmo bem empretecidas, desde que não estejam estragadas, obviamente.
- Chocolate: qualquer tipo funciona, basta pica-lo. Eu utilizo o nobre e meio amargo (54%) mas qualquer um de sua preferência pode ser utilizado, lembrando que é opcional.
- Nozes: utilizei nozes mariposa e pecan nos testes e achei que a última combinou um pouco mais. Fique à vontade para usar outros tipos de nozes ou simplesmente omitir. Se quiser tosta-las em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 7 minutos antes de utilizar, vai realçar os sabores e ficar maravilhoso