Bolo de Milho Sem Glúten

Este post pode conter links afiliados. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on email

Um clássico brasileiro e com ingredientes fresquinhos, este bolo de milho verde com toque de coco está imperdível! Esta é uma receita toda caseira e muito especial, mas tem opção para quem preferir fazer uma versão mais prática. Confira tudinho neste post!

bolo de milho

BOLO DE MILHO, PRA LÁ DE ESPECIAL!

Esta receita está muito gostosa! É um bolo de milho todo especial e com toque de leite de coco e coco ralado.

O leite de coco confere sabor e maciez especiais por conta de sua gordura e o coco ralado confere sabor e textura. Detesta coco? Tudo bem, eles são opcionais! Veja as notas da receita abaixo para saber como substituir.

Outro ingrediente especial que este bolo leva é queijo. Eu utilizei mussarela pois era o que tinha em casa, mas praticamente qualquer outro tipo pode ser usado, até mesmo cream cheese; é só manter a medida de 20g. Não tem ou prefere não usar? Tudo bem, basta omitir!

QUAL MILHO USAR?

Tanto o enlatado quanto o verde podem ser usados. Esta receita vai ensinar-lhe a versão totalmente caseira com o milho verde (recomendo!), mas se quiser ter menos trabalho, compre uma lata de 200g, drene a água e utilize na receita.

Mas, para ficar bafônico de verdade, vá de milho verde; e você ainda pode usar a palha para forrar a fôrma e deixar seu bolo especialíssimo! Nem dá muito trabalho, prometo. Olha que lindos:

espigas de milho verde

QUAL LEITE DE COCO USAR?

É claaaaro que eu vou recomendar o caseiro, né? Não dá muito trabalho para fazer, rende super bem e, é claro, tem o sabor inegavelmente superior ao do leite de coco de mercado.

Se preferir praticidade, entretanto, a versão industrializada vai funcionar super bem.

Deixe-me ver se te convenço 😈 com esta demonstração em vídeo:

Mas sério, se você nunca fez, faça nem que seja para provar; é tão gostoso que dá vontade de colocar em um copo e beber puro mesmo. 😋

DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!

Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷

Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️

PASSO A PASSO ILUSTRADO:

1. Corte as extremidades das espigas, remova a palha e os cabelinhos, e reserve a palha.

2. Em água fervente, cozinhe os milhos por cerca de 20 minutos ou até que estejam macios.

3. Enquanto isso, branqueie a palha: na mesma panela, cozinhe-a por 30 segundos.

4. Transfira imediatamente para uma tigela com água e gelo para interromper a cocção. Drene e seque-a brevemente em um pano de prato limpo e seco.

5. Forre a forma com a palha preparada.

6. Assim que o milho terminar de cozinhar, deixe-o esfriar brevemente e em seguida debulhe-o com uma faquinha e então meça 200g (1⅓ Xíc.).

7. No copo do liquidificador, coloque os ovos, o leite de coco, o leite integral, o açúcar, o milho e a manteiga e processe até que a mistura esteja homogênea, de 5 a 10 minutos.

8. Enquanto isso, em uma tigela de mistura, junte o fubá, o coco ralado, o fermento e o sal; misture bem e reserve.

9. Adicione o queijo à mistura do liquidificador e processe poucos segundos apenas para incorporar.

10. Despeje toda a mistura do liquidificador na tigela com os secos.

11. Mexa até que a mistura fique homogênea.

12. Deseje na fôrma pré-preparada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 1 hora ou até que um palito inserido ao centro do bolo saia seco.

DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:

  • A fôrma não precisa ser untada, basta forra-la com as cascas já branqueadas do milho. Caso vá utilizar o milho enlatado, aí unte a fôrma com uma camada fina de manteiga, polvilhe com fubá e bata o excesso.
  • Como não utilizamos trigo na receita (portanto não há glúten), a estrutura deste bolo é mais enfraquecida, ou seja, o bolo vai crescer no forno mas murchará um pouco logo que retirado de lá; não se assuste pois isso é normal.
  • Agora, caso substitua o fubá da receita por farinha de trigo (veja mais detalhes nas notas da receita abaixo), o bolo não só passará a conter glúten como também manterá mais sua altura mesmo depois de retirado do forno.
  • Como o tempo de forno é longo (cerca de 1h), procure assar o bolo a 180˚C para menos do que para mais, ou seja, um forno um pouquinho mais baixo do que você está acostumado, especialmente se sua fôrma for de cor escura.

VÍDEODEMONSTRAÇÃO COMPLETA

PERGUNTINHAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA?

Cerca de 7 dias na geladeira; alguns dias a menos se deixado para fora, em temperatura ambiente. De qualquer forma, embale-o muito bem para guardar.

POSSO CONGELAR ESTE BOLO ?

Pode sim! Embale o bolo muito bem com filme plástico e alumínio e congele. Vai durar de 2 a 3 meses. Descongele ainda embalado antes de servir.

Bolo de Milho Sem Glúten

Simples, com toque de coco e todo caseirinho, este bolo, saído do forno e ainda morninho, vai te conquistar na primeira mordida!
Tempo de Preparo 35 minutes
Tempo de Cocção 1 hour
Tempo Total 1 hour 35 minutes
Rendimento1 bolo de 700g
Fernando Marino

Equipamento

  • Fôrma de Pão/Bolo Inglês (22x12x7cm)
  • Liquidificador

Ingredientes 

  • 200g (1⅓ Xíc.) Milho 2 espigas médias (ver notas)
  • 3 Unid. (150g) Ovos grandes em temperatura ambiente
  • 150g (¾ Xíc.) Açúcar Refinado
  • 120ml/g (½ Xíc.) Leite de Coco em temperatura ambiente (ver notas)
  • 60ml/g (¼ Xíc.) Leite Integral em temperatura ambiente
  • 56g (¼ Xíc.) Manteiga s/ Sal amolecida (ver notas)
  • 20g (¼ Xíc.) Queijo opcional (ver notas)
  • 65g (½ Xíc.) Fubá Mimoso (ver notas)
  • 1½ Col. Chá (6g) Fermento em Pó
  • ½ Col. Chá (3g) Sal
  • 20g (¼ Xíc.) Coco Ralado opcional (ver notas)

Modo de Preparo

  • Corte as extremidades da espiga, remova a palha e os cabelinhos do milho, reservando a palha.
  • Ferva água em uma panela média e cozinhe as espigas em fogo alto por cerca de 20 minutos.
  • Enquanto isso acontece, deixe pronta uma tigela média com água e gelo. Pegue palha e a coloque na panela junto com o milho e ferva por 30 segundos. Transfira-a imediatamente para a tigela com água e gelo para interromper a cocção. Esse processo se chama branqueamento. Seque-a brevemente com um pano limpo e seco.
  • Forre a base e as paredes da fôrma com a palha pé-cozida sem deixar buraquinhos; não há necessidade de untar. Pré-aqueça o forno a 180˚C.
  • Retire as espigas da panela, transferindo-as para um prato; deixe esfriar até que consiga manusea-las e então, com auxílio de uma faquinha, debulhe todo o milho. (Nota: 2 espigas médias rendem 200g aproximadamente, mas se suas espigas forem pequenas ou se quiser garantir, cozinhe logo 3 de uma vez e então meça os 200g ou 1⅓ Xíc.)
  • No copo do liquidificador, junte os ovos, o açúcar, o leite de coco, o leite integral, o milho e a manteiga amolecida e processe muito bem, de 5 a 10 minutos ou até que a mistura esteja bem homogênea.
  • Adicione o quejo (se for utilizar) e processe por 5 segundos somente para misturar.
  • Em uma tigela média, junte o fubá, o fermento, o sal e o coco ralado (se for utilizar) e misture bem com um fouet.
  • Despeje toda a mistura do liquidificador na tigela com a mistura de fubá e misture bem para incorporar.
  • Despeje a massa do bolo na fôrma pré-preparada e leve para assar por cerca de 1 hora ou até que o bolo esteja corado e um palito inserido ao centro da massa saia seco. (Nota: o bolo vai crescer no forno e, logo que retirado de lá, ele vai perder um pouco de altura; isso é normal!)
  • Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade por 20 minutos e então desenforme. Deixe esfriar alguns minutos a mais e sirva!

Notas

  • Milho: se preferir usar o enlatado, a medida é a mesma; drene a água e meça a quantidade. Se for usar o milho verde (recomendo!), são aproximadamente 2 espigas médias, mas recomendo cozinhar logo 3 para garantir. Cozinhe-as, debulhe o milho e meça 200g (1⅓ Xíc).
  • Leite de Coco: assim como o milho, você pode usar tanto o leite de coco industrializado quanto o caseiro (recomendo o caseiro!), mesma quantidade. Caso prefira, o bolo pode ser feito somente com leite; nesse caso, é só substituir o leite de coco por leite integral, mesma quantidade, ou seja, utilize um total de 180ml de leite integral na receita, mas para compensar a gordura, aumente a manteiga para 65g ou adicione uma colher de sopa de óleo à receita.
  • Manteiga: pode ser substituída por óleo vegetal (milho, girassol, etc.), basta utilizar 60ml (¼ Xíc.). A diferença é que a manteiga confere mais sabor à massa enquanto que o óleo mais umidade. Se quiser unir os dois mundos e fazer meio a meio, use 28g (2 Col. Sopa) de manteiga com 30ml (2 Col. Sopa) de óleo, fica ótimo!
  • Queijo: totalmente opcional mas deixa o bolo ainda mais especial. Você pode usar praticamente qualquer tipo que preferir, como mussarela, parmesão, provolone, queijo meia cura, cream cheese, mantendo a quantidade de 20g.
  • Fubá: pode ser substituído por outros tipos de farinha, se necessário, como polvilho doce, farinha de rosca, farinha de trigo comum ou integral (lembrando que se se usar trigo, o bolo passa a conter glúten), amido de milho, etc.
  • Coco Ralado: assim como o queijo, é opcional. Ele auxilia no toque de coco e também confere textura especial. Caso não queira usar, basta omitir.

Produtos Recomendados

Compartilhe esta Receita

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Posts Relacionados

Hola, que tal?

Fernando Marino

Fanático pelo mundo dos bolos, apaixonado por audiovisual, tecnologia, doguinhos e a língua inglesa.

Meu objetivo é transmitir confiança na cozinha através de receitas testadas com linguagem informal, simples e eficaz para que todos tenham sucesso na cozinha sempre!

Top 4

SIGA-NOS

BUSCAR