Bolo de Tapioca, a cara do Brasil e um belo acompanhante do bom e velho cafezinho. Esta receita produz um bolo fofo, amanteigado e com sabor suave; morninho e recém-saido do forno é perfeito, mas dura até uma semana se bem armazenado. Confira aqui todas as dicas para um bolo perfeito!
Antes de mais nada e para evitar confusão, falemos sobre a estrela do dia, a tapioca!
Para fazer bolo, a tapioca mais comumente usada é a granulada, aquela seca e vendida em sacos tipo milho para pipoca, sabe? Ela também é conhecida como tapioca flocada ou em flocos. Olha ela aqui:
Cuidado para não confundir com a goma de tapioca, aquela que fazemos recheada na frigideira e já vem hidratada. Voltando à granulada…
Como é seca, ela precisa ser hidratada com antecedência para só então ser agregada à massa do bolo. Se não fazemos isso—ou se não a hidratamos corretamente—o bolo fica todo crocante, e não no bom sentido. 😅
O que eu gosto de fazer é mistura-la com os líquidos quentes da receita (leite integral e de coco) e deixa-la em repouso por pelo menos 2 horas, regando pequenas quantidades de leite de meia em meia hora, se necessário. A regra aqui é: quando a tapioca estiver bem macia nos dentes e com todos os líquidos bem absorvidos, chegou no ponto.
Na sequência, eu uso a tática de afofar arroz empapado: com um garfo, solte a tapioca delicadamente; aí é só deixa-la quietinha até a hora de ser usada.
VAI LEITE DE COCO? VAI!
Já reparou que na maioria dos bolos bem brasileiros—com mandioca, milho ou outro ingrediente que não tenha um sabor mega hiper pronunciado—o leite de coco quase sempre vem participar da festa?
Pois é, e ele é muito bem vindo! Com seu sabor todo especial e levemente adocicado, o leite de coco chega meio despercebido mas faz toda a diferença!
Esta receita leva 160ml, ou seja, quase um vidro todo do produto industrializado. O que sobrar, utilize para regar a tapioca durante a hidratação, se necessário.
Agora, nem preciso falar que bolo bafônico é aquele todo artesanal, né? Vou fazer receita com leite de coco? Já corro pra cozinha e preparo o meu antes de mais nada; esse é meu modus operandi e recomendo que seja o seu também! O leite de coco caseiro é super econômico, mais natural e ainda rende o coco ralado, uma maravilha!
Eu não peço na receita, mas se quiser, misture de ½ a 1 xícara de coco ralado (qualquer tipo) ao final do preparo da massa.
OPÇÕES DE FÔRMAS
Eu asso esse bolo em uma fôrma de 20x20cm (de vidro ou metal), portando uma fôrma razoavelmente pequena. Outras fôrmas de tamanho próximo podem ser usadas, como uma redonda de 20cm, por exemplo, ou até mesmo uma fôrma de pão. Lembre-se que o tempo de forno vai variar dependendo da substituição.
Se quiser ou precisar assar em uma fôrma grande, como essas bem espaçosas de furo no meio ou refratários retangulares, aí eu recomendo que a receita seja dobrada.
Prepare sua fôrma da mesma forma que indico na receita, com exceção à fôrma com furo no meio, que deve ser untada e enfarinhada.
DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!
Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷
Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️
PASSO A PASSO ILUSTRADO:
1. Junte a tapioca, o leite de coco e o integral, cubra e deixe hidratar por 2 horas.
2. Afofe a tapioca delicadamente, assim como fazemos com arroz empapado.
3. Junte a manteiga, 100g do açúcar, a baunilha e bata bem.
4. Adicione as gemas, uma a uma, e incorpore.
5. Junte a farinha, o fermento e o sal em uma tigela e misture bem. Em 2 ou 3 adições, coloque um pouco da tapioca hidratada e da mistura de secos e misture somente para incorporar.
6.Repita até finalizar, mexendo sempre somente para incorporar.
7. Em outra tigela (limpa), comece a bater as claras.
8. Adicione o açúcar gradualmente e bata até formar um merengue.
9. Adicione o merengue em duas etapas e misture para incorporar.
10. Leve à fôrma preparada e asse por cerca de 35 minutos.
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:
- Aqueça bem os leites para hidratar a tapioca e cubra com filme plástico para evitar evaporação. Dessa forma conseguimos fazer uma hidratação mais eficiente.
- Regue a tapioca com mais leite (de coco ou integral) se for necessário. Eu faço isso de meia em meia hora, adicionando pequenas quantidades de cada vez.
- Espere pelo menos meia hora depois da última adição de leite para afofar a tapioca com o garfo; isso garante uma tapioca mais soltinha.
- Caso prefira, pré-prepare a tapioca no dia anterior; basta deixa-la na geladeira quando for dormir. Traga-a de volta à temperatura ambiente completamente antes de prosseguir.
- Como temos que bater a massa do bolo e o merengue, recomendo usar duas tigelas diferentes e bater segurando a batedeira na mão, se possível; dessa forma não há necessidade de parar tudo para lavar louça no meio do processo.
- Lembre-se que para bater merengue, a tigela e os batedores precisam sempre estar bem limpos e livres de gordura residual. Tigelas de vidro ou inox são as mais adequadas.
VIDEODEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA?
Cerca de 7 dias, bem coberto e sob refrigeração.
POSSO CONGELAR ESTE BOLO BAFÔNICO?
Sim, sem problemas. Embale muito bem e mantenha no congelador por cerca de 3 meses. Descongele ainda embalado antes de servir.
Bolo de Tapioca (Assado e Fofinho)
Ingredientes
- 130g (¾ Xíc.) Tapioca granulada/flocada (ver notas)
- 160ml (⅔ Xíc.) Leite de Coco quente
- 120ml (½ Xíc.) Leite Integral quente
- 130g (1 Xíc.) Farinha de Trigo
- 2 Col. Chá (8g) Fermento em Pó
- ¼ Col. Chá (1g) Sal
- 100g (½ Tablete ou 7 Col. Sopa) Manteiga s/ Sal em temperatura ambiente
- 150g (¾ Xíc.) Açúcar Refinado dividido
- ¼ Col. Chá Extrato de Baunilha opcional
- 2 Unid. (100g) Ovos separados e em temperatura ambiente
Modo de Preparo
- Em uma tigela, disponha a tapioca granulada e despeje o leite de coco e o integral sobre ela. Cubra e deixe hidratar por pelo menos 2 horas ou até que esteja bem macia. (Nota: se necessário, volte a hidratar a tapioca de meia em meia hora com pequenas quantidades de leite.)
- Quebre os ovos, coloque as gemas em um potinho e as claras em uma tigela absolutamente limpa; cubra e reserve. Dessa forma, elas estarão prontas e em temperatura ambiente para bater o bolo.
- Com um garfo, afofe a tapioca delicadamente para deixa-la o mais soltinha possível (assim como fazemos para soltar um arroz empapado) e reserve.
- Forre a fôrma com papel manteiga ou alumínio, unte o papel e reserve. Pré-aqueça o forno a 180˚C.
- Em uma tigela média, misture muito bem a farinha, o fermento e o sal e reserve.
- Na tigela de mistura, junte a manteiga, 100g (½ Xíc.) do açúcar e a baunilha (se for utilizar) e bata bem até formar um creme leve e esbranquiçado, de 3 a 5 minutos, parando para raspar as laterais e o fundo da tigela sempre que necessário.
- Adicione as duas gemas, uma a uma, e bata somente para incorporar.
- Em outra tigela, limpa e livre de gordura residual, bata as duas claras adicionando os 50g (¼ Xíc.) restantes de açúcar gradualmente até formar um merengue. Reserve.
- Em 2 ou 3 adições, junte um pouco da tapioca e da mistura de secos e, em velocidade baixa, bata somente para incorporar. Repita o processo até finalizar.
- Em duas adições, junte o merengue e misture para incorporar bem.
- Despeje na fôrma preparada, nivele o topo com uma espátula e leve para assar por cerca de 35 minutos. Para verificar se está no ponto, insira um palito ao centro do bolo; se ele sair seco, está pronto.
- Deixe esfriar por cerca de 20 minutos e então desenforme puxando o bolo para cima pelas tiras de papel alumínio/manteiga.
- Decore com coco ralado e sirva!
Notas
- Tapioca: a que utilizamos para esta receita é a tapioca granulada (também conhecida como flocada ou em flocos); ela é seca e vendida em pacotinhos tipo milho de pipoca. Não confundir com a goma de tapioca hidratada, aquela que usamos para fazer tapioca recheada.
- Fôrmas: fique à vontade para assar este bolo na fôrma que você tiver: fôrmas redondas, quadradas, retangulares, de bolo inglês, de furo no meio, enfim, basta forrar com alumínio ou papel manteiga e/ou untar e enfarinhar caso ela seja de furo no meio. Esta receita cabe bem em fôrmas médias. Para fôrmas grandes, como uma fôrma retangular, por exemplo, recomendo dobrar a receita inteira.