Como era mágico abrir a geladeira quando criança e pegar um quadradinho de bolo gelado de coco, todo embrulhadinho em papel alumínio, e sentir o gosto docinho e gelado tão maravilhoso. Na época, lembro bem, achava que bolo era uma das coisas mais complicadas de fazer… eu estava errado!
POR QUE AMAMOS ESTE BOLO?
- Doce na medida certa
- Super úmido
- Permanece úmido durante todo o período de validade
- É gelado e macio ao mesmo tempo
- É super prático para consumir, transportar e/ou distribuir para os amigos
- É um clássico nostálgico
- Vai bem a qualquer hora
- É relativamente simples de fazer
COMO É O BOLO GELADO DE COCO?
Em poucas palavras, ele é um bolo esponja embebido em uma calda de três leites (integral, condensado e de coco) e posteriormente enrolado em coco ralado.
MAS O QUE É BOLO ESPONJA?
Bolo esponja (ou bolo esponjoso) é a massa feita pelo método espumoso, ou seja, aquela que tem como base ovos e açúcar batidos ao máximo volume antes de receber o resto dos ingredientes.
São massas elásticas, flexíveis, de sabor neutro (bolo sabor bolo) e funcionam, literalmente, como esponjas, sendo então ótimas para receber caldas e recheios bastante úmidos – o pão de ló é um exemplo típico de bolo dessa categoria. E não é à toa que esse tipo de massa é tão utilizado na confecção de tantos bolos de festas e aniversários.
São tão naturalmente aeradas que muitas vezes nem de fermento em pó precisam. Toda vez que faço uma massa dessas eu me impressiono com a beleza e a capacidade que dois ingredientes tão elementares (ovo e açúcar) têm de se transformarem em algo tão lindo… ❤️
INGREDIENTES & FUNÇÕES:
- Ovos: Conferem estrutura, elasticidade e coloração.
- Açúcar: Confere dulçor, maciez e coloração.
- Farinha: Estrutura e sabor.
- Leite: Maciez, umidade, coloração e sabor.
- Leite de Coco: Sabor. Pode ser substituído por leite.
- Sal: Realça e contrabalanceia os sabores.
- Baunilha: Como sempre, sabor. Pode ser omitida.
- Cremor de Tártaro: Um sal ácido que confere estabilidade às claras. Pode ser substituído por vinagre branco ou sumo de limão ou até omitido.
QUAL LEITE DE COCO USAR?
Se quiser algo super prático, utilize a versão industrializada. A quantidade que peço para a calda é exatamente a quantidade de uma garrafinha: 200ml. Para a massa do bolo, peço também 60ml. Caso não queira comprar 2 garrafinhas para fazer esta receita, tudo bem: aí é só substitui-lo por leite; vai ficar maravilhoso também!
Agora se você que arrasar de verdade, eu SUPER recomendo fazer o leite de coco caseiro. Sabia que é simples de fazer, econômico e rende super bem? Sem contar que tudo que é caseiro não só é mais saudável mas também mais artesanal e portanto de melhor sabor.
COMO FAZER BOLO GELADO:
1. Misture bem a farinha, o fermento e o sal – reserve.
2. Misture o leite integral, o leite de coco e a baunilha, se for usar – reserve.
3. Junte as claras e o cremor de tártaro, se for usar, na tigela da batedeira.
4. Em velocidade média-baixa, bata até que as claras fiquem espumadas.
5. Em velocidade média-alta, adicione o açúcar gradualmente.
6. E bata até que vire um merengue brilhante e volumoso.
7. Adicione as gemas, uma a uma, deixando incorporar a cada adição.
8. Bata até que a mistura esteja homogênea.
9. Peneire ⅓ da mistura de secos e metade do leite e misture delicadamente com um fouet.
10. Repita com mais ⅓ da farinha e o resto do leite e misture novamente.
11. Peneire o último terço da farinha e misture para finalizar.
12. Despeje a massa na fôrma pré-preparada e leve a forno pré-aquecido a 180˚C por 25 minutos.
13. Junte todos os ingredientes da calda em um copo medidor grande ou caneca.
14. Misture bem.
15. Fatie e fure todo o bolo assim que sair do forno.
16. Regue o bolo ainda quente com toda a calda. Cubra e leve à geladeira por 2 horas ou de um dia para o outro.
17. Enrole cada pedaço em coco ralado.
18. Embrulhe em papel alumínio.
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:
- Limpe bem a tigela da batedeira e os batedores para eliminar qualquer traço de gordura residual (lave bem com água e detergente ou passe um papel toalha com vinagre) antes de começar para que o merengue bata ao máximo volume.
- Se puder, separe as gemas das claras quando os ovos estiverem gelados pois dessa forma a gema não quebra tão facilmente. Separe em dois potinhos e deixe chegar à temperatura ambiente.
- Corte e fure o bolo assim que ele sair do forno; depois que a massa esfria, sua superfície tende a ficar mais pegajosa e dificulta essa tarefa.
- Despeje a calda sobre o bolo de forma lenta e gradual. Utilize um copo medidor, uma caneca ou algo que tenha um “biquinho” que permita melhor o controle de saída do líquido. Eu passo por cada fatia cerca de 4 vezes até que a calda termine.
VÍDEO-DEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA?
Este bolo dura pelo menos 7 dias na geladeira.
POSSO CONGELAR?
Pode sim, por cerca de 3 meses. É possível que ele fique um pouco mais úmido após ser descongelado mas não vai ser um problema.
QUAL COCO RALADO DEVO USAR?
O de sua preferência, qualquer tipo funciona. Eu utilizei uma mistura do coco ralado fino, seco e sem açúcar (que sobrou da produção do leite de coco) com coco ralado em flocos, úmido e adoçado e ficou gostoso. Se quiser um look bem de toalha felpuda, utilize pelo menos um pouco de coco ralado fino.
Bolo Gelado de Coco (Toalha Felpuda)
Equipamento
- Fôrma Retangular (33x23x5cm) de alumínio ou vidro
- Batedeira (qualquer tipo)
Ingredientes
Massa
- 200g (1½ Xíc.) Farinha de Trigo
- ¾ Col. Chá (3g) Fermento em Pó
- ½ Col. Chá (2g) Sal
- 160ml (⅔ Xíc.) Leite Integral em temperatura ambiente
- 60ml (¼ Xíc.) Leite de Coco em temperatura ambiente (ver notas)
- ¼ Col. Chá Extrato de Baunilha opcional
- 4 Unid. (200g) Ovos grandes (separados) em temperatura ambiente (ver notas)
- ¼ Col. Chá (1g) Cremor de Tártaro ou Vinagre/Limão opcional
- 200g (1 Xíc.) Açúcar Refinado
Calda
- 1 Unid. (395g) Leite Condensado
- 200ml (1 Unid.) Leite de Coco
- 200ml (200g) Leite Integral
- ¼ Col. Chá Extrato de Baunilha
Finalização
- 150g Coco Ralado qualquer tipo
Modo de Preparo
Massa
- Em uma tigela, misture muito bem a farinha, o fermento e o sal e reserve.
- Em outro recipiente, junte o leite, o leite de coco e a baunilha (se for utilizar) e reserve.
- Certifique-se que a tigela e os batedores da batedeira estão limpos e livres de quaisquer traços de gordura. Bata as 4 claras e o cremor de tártaro (se for utilizar) em velocidade média-baixa até que comecem a espumar.
- Aumente para velocidade média-alta e, gradualmente, adicione todo o açúcar e continue a bater até que vire um merengue bem brilhante, fofo e volumoso.
- Continue batendo e adicione as gemas, uma por uma, misturando para incorporar a cada adição.
- Retire a tigela da batedeira. Peneire ⅓ da mistura de secos sobre o merengue e adicione também metade da mistura de líquidos. Com o auxílio de um fouet ou espátula de silicone larga, comece a misturar delicadamente fazendo movimentos de baixo para cima, tentando manter a aeração da massa o máximo possível. Peneire mais ⅓ da farinha, adicione o resto do leite e repita o processo de mistura. Por fim, adicione o último terço da farinha e continue misturando até tudo se incorporar. Não misture demais.
- Despeje a massa na fôrma já preparada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos. Chegando perto dessa marca, faça o teste do palito. Assim que sair seco, está pronto.
Calda
- Imediatamente assim que sair do forno, faça furos com um palitinho sobre toda a superfície do bolo e corte-o em 12, 15 ou 18 pedaços - (eu cortei em 18).
- Em um copo medidor grande ou caneca, misture bem todos os ingredientes da calda.
- Lenta e gradualmente, despeje toda a calda sobre o bolo ainda quente, passando sobre cada fatia de 3 a 4 vezes.
- Cubra a fôrma com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro.
Finalização
- Coloque o coco ralado em um prato raso e passe cada fatia de bolo nele, como se estivesse empanando.
- Enrole cada fatia em um pedaço retangular de papel alumínio. Se preferir, o bolo pode ser mantido na fôrma e somente polvilhado com o coco ralado. De qualquer forma, mantenha-o na geladeira.
Notas
- Como vimos acima, eu super recomendo a utilização do leite de coco caseiro, mas a versão industrializada, embora menos econômica e natural, é sim mais prática. Cada vidro de leite de coco contém 200ml, que é a quantidade que peço para a calda. Note que peço também 60ml de leite de coco para a massa. Caso você esteja utilizando a versão de supermercado e não queira comprar um vidro extra só para a massa, tudo bem, é só substituir pela mesma quantidade de leite integral, utilizando então um total de 220ml de leite para fazer o bolo.
- Separe as claras das gemas quando os ovos estiverem ainda gelados; é muito mais fácil dessa forma e as gemas não quebram. Lembre-se que precisamos de claras sem nenhum rastro de gema ou outra gordura para bater o merengue. Cubra os dois potinhos separados e deixe que cheguem à temperatura ambiente antes de iniciar.
- Durante a fase de pesquisas e testes deste bolo, notei que há variações na quantidade de calda. Muitas delas levam quantidade bastante elevada de leite, o que acaba por tornar o bolo um pouco encharcado e menos docinho. 200ml foi a quantidade que mais gostei, pois não fica nem demasiadamente úmido e nem seco. Caso prefira um bolo mais molhadão (aqui em casa achamos excessivo!), a quantidade de leite pode ser aumentada para até o dobro (400ml/g).