Com nome de alemão mas de origem americana, o German Chocolate Cake é um bolo estilo ‘naked cake’ de chocolate com recheio de leite com noz pecan e coco ralado. Elegante e super saboroso, este bolo é de fácil preparo e montagem, e um clássico da confeitaria americana!
Por muito tempo achei que este bolo era alemão. Virava e mexia via versões dele por aí, em sites, blogs e livros americanos. Sempre me pareceu delicioso, mas demorou para que resolvesse fazê-lo para provar. Comecei a pesquisa-lo e logo descobri que, na verdade, de alemão ele não tem nada; é um bolo totalmente americano mesmo.
A história é a seguinte: em 1852, o confeiteiro Samuel German estava desenvolvendo um tipo de chocolate mais adocicado (48% cacau) para a empresa The Baker Chocolate Company. Baker’s German’s Sweet Chocolate foi o nome dado ao produto, em homenagem ao seu criador.
Em 1957—portanto 105 anos mais tarde—a receita do então chamado “German’s Chocolate Cake” (“bolo de chocolate do German”, em tradução livre) foi publicada em um jornal da cidade de Dallas, no Texas, tendo sido criada pela dona de casa Sra. George Clay, residente da mesma cidade.
A empresa General Foods—dona da marca do chocolate na época—tomou conhecimento e logo distribuiu a receita do bolo para outros jornais do país. A partir daí, as vendas do chocolate aumentaram drasticamente (cerca de 70%) e o bolo logo se tornaria um bem nacional.
Algumas publicações depois, o nome foi alterado para “German Chocolate Cake” (“bolo alemão de chocolate”, em tradução livre), dando a falsa impressão de que o bolo tem origem na Alemanha.
A massa da versão clássica é bem adocicada, fofa, leva buttermilk (leitelho) e o sabor de chocolate é bem sutil, quase como a massa do Red Velvet, sem o corante.
A receita que passo para vocês é baseada na versão do livro Rose’s Heavenly Cakes de Rose Levy Beranbaum. Sua massa foge um pouco da tradicional pelos seguintes motivos:
- uso cacau em pó em vez de chocolate 48% cacau;
- omissão do buttermilk (leitelho);
- massa à base de óleo e não manteiga;
- gosto mais intenso de chocolate devido ao cacau em pó.
Ambas, entretanto, produzem uma massa fofa e macia.
LEITE EVAPORADO CASEIRO
O recheio deste bolo é feito com um produto comumente encontrado nos Estados Unidos; o leite evaporado.
Apesar de já ter ouvido relatos de pessoas que encontraram esse produto aqui no Brasil, eu particularmente nunca vi. Mas não há problema, pois para fazer em casa basta aquecer (ou evaporar) leite comum em uma panela bem grande e larga até que o volume tenha reduzido pela metade.
Precisamos de 300ml de leite evaporado para esta receita, então tudo que precisamos fazer é começar com 600ml e cozinhar em fogo baixo até que o leite chegue a 300ml. Esse processo leva de 20 a 30 minutos, dependendo do tamanho da sua panela; por isso, recomendo uma bem grande para que vá mais rápido. Para saber se está no ponto, eu transfiro o leite da panela para um copo medidor de vidro e vejo se já chegou na medida.
É bem fácil de fazer e pode ser feito com dias de antecedência e mantido na geladeira até o dia do preparo. Leite evaporado é tão gostoso que qualquer dia farei uma porção só para tomar puro. 😋
QUAL CACAU EM PÓ USAR?
Tanto o natural quanto o alcalino servem, mas procure usar um cacau que seja de qualidade, um cacau de marca, e não um genérico, pois o sabor de chocolate do bolo vai depender completamente do seu cacau. (Neste vídeo eu explico as diferenças entre cacau natural e alcalino.)
Eu gosto muito do cacau alcalino da Cacao Barry (empresa francesa), vendido em sacos de 1kg que rendem bastante e tem um bom custo-benefício.
Em uma das fornadas durante a fase de testes para esta receita, usei o cacau black e o resultado ficou bem bacana também; a massa fica bem escura e bem bonita, mas foge bastante do look tradicional da receita… mas quem se importa? 😅
E vale lembrar que cacau em pó não é chocolate em pó e muito menos achocolatado. Não faça substituições a não ser que saiba fazer os ajustes necessários para manter a receita balanceada. Quer saber as diferenças entre os 3 tipos? Conto-lhe neste vídeo aqui.
POR QUE CAFÉ NA RECEITA?
Chocolate e café andam de mãos dadas! Se você já trabalha com bolos há algum tempo já sabe por quê: o café é utilizado em receitas para reforçar e realçar o sabor do chocolate. Na maioria dos casos, o sabor do café passa despercebido.
Para esta receita eu peço meia colher de chá de café solúvel (eu tinha aqui em casa), mas um bom café feito na hora serve muito bem no lugar da água fervente; aí é só omitir o solúvel.
Se cafeína é um problema para você, basta usar um café descafeinado. Agora, se detesta café, tudo bem: basta omiti-lo da receita e pronto. Vai ficar delicioso também!
Produtos Que Utilizei Nesta Receita
DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!
Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷
Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️
PASSO A PASSO ILUSTRADO:
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:
- Para esta receita, procure usar ovos tipo extra, que tem um tamanho bem grande. Se precisar, verifique as medidas em peso no card da receita abaixo. Se seus ovos forem muito pequenos, procure aumentar a quantidade pedida.
- Se quiser diluir um pouco o trabalho, prepare o leite evaporado com antecedência; ele dura muitos dias na geladeira.
- Deixe o recheio esfriar e firmar bem antes de montar o bolo para que não escorra para fora.
- Se quiser deixar as camadas do bolo bem úmidas, é possível aplicar xarope simples para bolos nelas; 1-2 colheres de sopa por camada é uma boa quantidade.
- Como o cacau com a água quente precisam esfriar antes de prosseguir, faça isso primeiro e depois separe os ingredientes para o resto da receita.
VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA?
Cerca de uma semana, bem coberto e sob refrigeração.
POSSO CONGELAR ESTE BOLO BAFÔNICO?
Pode sim. Congele-o destampado e depois embale bem com filme plástico e papel alumínio. Dura pelo menos 3 meses congelado. Descongele completamente ainda embalado.
Bolo German Chocolate Cake
Equipamento
- Fôrmas (3 de 15cm redondas)
- Panela (grande e larga)
- Batedeira (qualquer tipo)
Ingredientes
Massa
- 50g (½ Xíc.) Cacau em Pó natural ou alcalino
- ½ Col. Chá Café Solúvel opcional (ver notas)
- 100ml (100g) Água Fervente
- 95g (¾ Xíc.) Farinha de Trigo
- 55g (6 Col. Sopa) Amido de Milho
- 225g (1 Xíc. + 2 Col. Sopa) Açúcar Refinado
- 2 Col. Chá (9g) Fermento em Pó
- ¼ Col. Chá (1g) Sal
- 90ml (80g) Óleo Vegetal milho, girassol, etc.
- 3 Unid. (55g) Gemas (ovo tipo extra) em temperatura ambiente
- 4 Unid. (140g) Claras (ovo tipo extra) em temperatura ambiente
Recheio
- 600ml/g (2½ Xíc.) Leite integral ou semi-desnatado
- 100g (½ Tablete ou 7. Col. Sopa) Manteiga s/ Sal
- 100g (½ Xíc.) Açúcar Refinado
- 70g (6 Col. Sopa) Açúcar Mascavo
- 2 Unid. (36g) Gemas (ovo tipo extra)
- 1 Pitada Sal
- 100g (1 Xíc.) Noz Pecan picada e tostada (ver notas)
- 120g (1¼ Xíc.) Coco Ralado/Flocos (ver notas)
- ½ Col. Chá Extrato de Baunilha opcional
Modo de Preparo
Massa
- Na tigela da batedeira, peneire o cacau em pó, adicione o café solúvel e junte a água fervente. Misture bem (pode ser com um fouet) para dissolver o cacau e homogeneizar a mistura. Cubra e deixe que o cacau esfrie bem.
- Unte e forre as fôrmas com papel manteiga e reserve. Pré-aqueça o forno a 180˚C.
- Em uma tigela larga, peneire a farinha, o amido, o açúcar, o fermento e o sal e misture muito bem com um fouet. Reserve.
- Descubra a tigela com o cacau e junte o óleo e as gemas. Bata na batedeira em velocidade média-alta por 1 minuto ou até que a mistura esteja brilhante e homogênea.
- Adicione metade da mistura de secos e bata em velocidade baixa apenas para umedecer a farinha. Adicione o restante dos secos e, começando em velocidade baixa e gradualmente aumentando para média-alta, bata por 1 minuto. A massa estará bem espessa nesse ponto.
- Com a batedeira agora em velocidade baixa, adicione as claras e gradualmente aumente a velocidade para média-alta e bata por 2 minutos.
- Divida a massa nas fôrmas preparadas e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito, assim que sair seco, retire os bolos e desenforme-os ainda quentes (inverta sobre uma grade, remova o papel manteiga e re-inverta) e os deixe esfriar completamente sobre uma grade.
- Opcional: quando estiverem completamente frios, nivele os topos cortando-os com uma faca de serra longa (eu uso esta); isso deixará o bolo mais reto ao final.
Recheio
- Despeje o leite na panela (grande e larga) e, em fogo médio-alto, traga a mistura a ponto de fervura. Reduza para fogo médio-baixo e, mexendo de quando em quando, reduza o leite pela metade (até chegar a 300ml). (Nota: esse processo leva de 20 a 30 minutos e pode ser feito com dias de antecedência e mantido na geladeira.)
- Adicione a manteiga e mexa para que comece a derreter. Junte os açúcares e mexa brevemente. Junte as gemas e o sal e, mexendo constantemente com um fouet, traga a mistura a ponto de fervura. Em seguida, continue mexendo constantemente e cozinhe até o creme espessar, de 3 a 5 minutos, ainda em fogo médio-baixo.
- Transfira o creme para uma tigela larga de mistura e junte as nozes, o coco e a baunilha e incorpore com uma espátula. Deixe o creme esfriar completamente antes de prosseguir. (Nota: pode ser levado à geladeira ou transferido para um recipiente bem largo e baixo para acelerar o resfriamento.)
Finalização
- Coloque 250g do recheio sobre uma camada de bolo, espalhe quase até a borda com uma espátula, coloque outra camada de bolo por cima e repita esse processo. Coloque a última camada de bolo por cima e o restante (150g) do creme por último e espalhe.
- Decore com nozes pecan, fatie e sirva!
Notas
- Café Solúvel: é utilizado para realçar o sabor do chocolate e é opcional. Caso prefira, substitua a água fervente por um café bem quente e omita o café solúvel.
- Noz Pecan: tostar as nozes ressalta seu sabor mas é opcional. Disponha as nozes em uma assadeira baixa e leve a forno pré-aquecido a 180˚C de 5 a 8 minutos. Deixe esfriar e pique-as grosseiramente com uma faca.
- Coco: qualquer tipo serve: ralado, em flocos, tostado, úmido, desidratado, adoçado, sem açúcar, etc. Eu uso metade do ralado e metade em flocos, mas fique à vontade para fazer como preferir.