Bolo Inglês de Coco

Este post pode conter links afiliados. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on email

Fácil de fazer e uma delícia de comer, este Bolo Inglês de Coco é rico, cheio de sabor, coberto com glacê crocante de coco e vai virar o novo hit da sua casa; e ah, fica ainda mais gostoso no dia seguinte!

bolo inglês

O QUE É BOLO INGLÊS?

Conhecido em inglês como POUND CAKE (“bolo libra”) ou em francês como QUATRE-QUARTS (“quatro-quartos”), o bolo inglês é uma massa básica que, originalmente, levava apenas os quatro ingredientes indispensáveis para um bolo amanteigado básico: manteiga, açúcar, farinha e ovos.

Originário da Europa, onde pound (libra) é uma unidade de medida comumente utilizada, esse bolo surgiu através da seguinte fórmula 1 libra (454g) para cada um dos quatro ingredientes mencionados acima (daí pound cake ou quatre-quarts); é uma receita de fácil memorização e rende um bolo bem denso e bem rico, uma delícia!

Hoje em dia, entretanto, essa fórmula é usada apenas como referência, sendo frequentemente adaptada para criar diferentes texturas e sabores. É muito comum a receita do bolo inglês moderno levar fermento em pó, sal, suco de fruta, leite, iogurte, sour creambuttermilk, cream cheese, etc., e os quatro ingredientes básicos, na maioria das vezes, acabam tendo medidas/pesos diferentes.

Embora muito comumente sejam feitos e assados em fôrmas de pão (também chamadas de fôrma de bolo inglês 😅), esse tipo de massa pode ser assado nos mais diversos tipos de fôrmas, como as redondas, de furo no meio, retangulares, e por aí vai.

Independentemente da proporção dos ingredientes ou do tipo de fôrma onde é assado, o bolo inglês é uma das minhas massas favoritas, e tende a ficar ainda mais gostosa no dia seguinte… maravilhoso, né?!

bolo de coco

O SABOR DO BOLO

Para deixar nosso bolo inglês com bastante sabor de coco, vamos utilizar óleo de coco, leite de coco e um pouquinho de coco ralado.

A massa funciona da mesma forma se o coco ralado for omitido, então caso não queira, basta não adicionar. O óleo de coco—caso não tenha em mãos na hora de fazer o bolo ou caso opte por não utilizar—pode ser substituído por manteiga, mesma quantidade (70g).

O óleo de coco precisa ser o extra virgem, aquele com sabor e aroma de coco. Eu utilizei este aqui e gostei bastante.

Caso queira fazer o leite de coco caseiro, temos uma receita bem bacana; amo muito! Mas confesso que para esta receita utilizei a versão industrializada; testei com os dois tipos e achei que o sabor de coco ficou mais presente com o leite do vidrinho.

DEIXE O GLACÊ FIRMAR!

O glacê de coco é bem simples de fazer, basta juntar o açúcar de confeiteiro com o coco ralado, adicionar o leite de coco aos poucos para dar o ponto e despejar sobre o bolo já frio.

Agora, ele toma um tempinho para firmar. É claro que você pode já fatiar e saborear este bolo maravilhoso logo de cara, mas quando o glacê firma ele fica crocante e mais gostoso ainda! Sua paciência será recompensada. 🌟

OPÇÕES DE FÔRMA

A minha fôrma tem 22x12x7cm mas essas medidas podem variar um pouco sem o menor problema; quanto maior e mais larga for sua fôrma, mais baixinho vai ficar o bolo e menos tempo de forno será necessário. Só não use uma fôrma pequena pois pode transbordar.

Fôrmas de papel podem ser usadas tranquilamente e produzem bolos muito lindos. Se forem pequenas, divida a massa em mais de uma; o tempo de forno vai mudar também.

Agora, caso não tenha nenhuma fôrma de pão/bolo inglês e queira fazer esta delícia mesmo assim, tudo bem: asse a massa em uma fôrma redonda de 20cm (unte e forre com papel manteiga) ou então em uma de furo no meio média/pequena (unte e enfarinhe). Fique de olho no tempo de forno!

Produtos Que Utilizei Nesta Receita

DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!

Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷

Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️

PASSO A PASSO ILUSTRADO:

DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:

  • Lembre-se de ter todos os ingredientes em temperatura ambiente (manteiga, ovos, leite de coco e óleo de coco) para que se incorporem facilmente, a massa se emulsifique e seu bolo fique bem bacana.
  • Como o tempo de cozimento é longo (50-60min), asse-o a 170˚C para evitar que as laterais escureçam demasiadamente, especialmente se sua fôrma for de cor escura (retém mais calor!).
  • O bolo pode ser feito à mão sem problemas com uma colher de pau e força no muque. 💪🏻
  • Ao preparar o glacê, coloque o leite de coco aos poucos. Se quiser uma camada mais espessa por cima do bolo, ele precisa estar bem consistente. Pare de adicionar leite quando achar que ainda está espesso. Noto que muitas vezes o pessoal acaba por colocar líquido demais e a cobertura fica fina e sem graça.
  • Como todo bolo amanteigado, este bolo fica firme sob refrigeração. Caso prefira mais fofinho, deixo-o em temperatura ambiente por algum tempo antes de comer, caso tenha sido refrigerado.
  • Depois que o glacê firmar bem e for hora de armazenar, envolva o bolo em filme plástico (em direto contato) e o guarde em temperatura ambiente ou na geladeira.

VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA

PERGUNTINHAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA?

Pelo menos 7 dias, sob refrigeração.

POSSO CONGELAR ESTE BOLO BAFÔNICO?

Não vai sobrar, mas pode sim, bem embalado em filme plástico e alumínio. Vai durar pelo menos 3 meses. Descongele-o ainda embalado.

Bolo Inglês de Coco

Este bolo inglês de coco é fácil de fazer, tem aroma e sabor maravilhosos, vai coberto com um glacê de coco crocante e fica ainda mais gostoso no dia seguinte!
Tempo de Preparo 20 minutes
Tempo de Cocção 50 minutes
Tempo de Resfriamento 1 hour
Tempo Total 2 hours 10 minutes
Rendimento12 fatias
Fernando Marino

Equipamento

  • Fôrma de Pão (22x12x7cm)
  • Batedeira (útil mas não obrigatório)

Ingredientes 

Massa

  • 200g (1½ Xíc.) Farinha de Trigo
  • ½ Col. Chá (2g) Fermento em Pó
  • ¼ Col. Chá (1g) Sal
  • 20g (¼ Xíc.) Coco Ralado (ver notas)
  • 100g (½ Tablete ou 7 Col. Sopa) Manteiga s/ Sal em temperatura ambiente
  • 70g (⅓ Xíc.) Óleo de Coco extra virgem
  • 180g (¾ Xíc. + 2½ Col. Sopa) Açúcar Refinado
  • ½ Col. Chá Extrato de Baunilha (ver notas)
  • 4 Unid. (200g) Ovos (tipo grande) em temperatura ambiente
  • 80ml (⅓ Xíc.) Leite de Coco em temperatura ambiente

Glacê de Coco

  • 120g (1 Xíc.) Açúcar de Confeiteiro preferencialmente impalpável (ver notas)
  • 20g (¼ Xíc.) Coco Ralado ou Flocos (qualquer tipo)
  • 1-2 Col. Sopa (15-30ml) Leite de Coco

Modo de Preparo

  • Unte e forre com papel manteiga a base da fôrma de pão/bolo inglês. Pré-aqueça o forno a 170˚C.

Massa

  • Em uma tigela de mistura, junte a farinha, o fermento e o sal, misture bem com um fouet e reserve.
  • Na tigela da batedeira, junte a manteiga, o óleo de coco, o açúcar e a baunilha. Começando em velocidade baixa e aumentando para média-alta, bata até que a mistura se torne fofa, esbranquiçada e aerada, de 3 a 5 minutos, parando sempre que necessário para raspar as laterais e o fundo da tigela.
  • Adicione os ovos um a um, batendo a cada adição apenas para incorporar.
  • Adicione ⅓ da mistura de secos e ½ do leite de coco e, em velocidade baixa, misture até começar a incorporar e repita esse processo. Para finalizar, adicione o ultimo ⅓ de farinha e misture apenas para incorporar.
  • Despeje na fôrma já preparada e leve para assar de 50 a 60 minutos ou até que um palito inserido ao centro da massa saia limpo.
  • Deixe o bolo esfriar dentro da fôrma cerca de 15 minutos. Desenforme, descole o papel manteiga do fundo do bolo e o deixe esfriar completamente sobre uma grade.

Glacê de Coco

  • Em uma tigela média, junte o açúcar de confeiteiro e o coco ralado. Adicione o leite de coco aos poucos e vá misturando até dar o ponto. (Nota: procure deixar a consistência bem firme se quiser que o glacê não escorra completamente pelo bolo. Se ficar muito mole, adicione mais açúcar para dar o ponto.)
  • Despeje sobre o bolo, espalhe com uma espátula se necessário e deixe o glacê firmar completamente se quiser que fique crocante, de 30 a 60 minutos.
  • Fatie e sirva!

Notas

  • Coco Ralado: utilizo na massa do bolo para agregar um pouquinho mais de sabor. Eu prefiro o ralado ao invés do em flocos para não interferir na textura, mas na realidade qualquer tipo funciona, úmido, desidratado, adoçado, sem açúcar, etc. Ele pode ser omitido se preferir.
  • Extrato de Baunilha: caso prefira, pode ser substituído por essência de coco (eu reduziria um tiquinho a quantidade por ser artificial).
  • Açúcar de Confeiteiro: procure usar o impalpável, que é aquele que contém amido; noto que a consistência e crocância ficam melhores. São facilmente encontrados em casas de confeitaria ou na internet, como na nossa parceira Amazon que eu tanto amo, é este produto aqui. Se quiser, pode fazer a versão caseira também! Em último caso, o glaçúcar também pode ser usado.

Produtos Recomendados

Compartilhe esta Receita

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Posts Relacionados

Hola, que tal?

Fernando Marino

Fanático pelo mundo dos bolos, apaixonado por audiovisual, tecnologia, doguinhos e a língua inglesa.

Meu objetivo é transmitir confiança na cozinha através de receitas testadas com linguagem informal, simples e eficaz para que todos tenham sucesso na cozinha sempre!

Top 4

SIGA-NOS

BUSCAR