Rico, amanteigado e quase cremoso, esse bolo inglês de cream cheese é rápido e fácil de fazer e fica ainda mais gostoso no dia seguinte!
O QUE É BOLO INGLÊS?
Conhecido em inglês como POUND CAKE (“bolo libra”) ou em francês como QUATRE-QUARTS (“quatro-quartos”), o bolo inglês é uma massa básica que, originalmente, levava apenas os quatro ingredientes indispensáveis para um bolo amanteigado tradicional: manteiga, açúcar, farinha e ovos.
Originário da Europa, onde pound (libra) é uma unidade de medida comumente utilizada, esse bolo surgiu através da seguinte fórmula: 1 libra (454g) para cada um dos quatro ingredientes mencionados acima (daí pound cake ou quatre-quarts); é uma receita de fácil memorização e rende um bolo bem denso e bem rico, uma delícia!
Hoje em dia, entretanto, essa fórmula é usada apenas como referência, sendo frequentemente adaptada para criar diferentes texturas e sabores. É muito comum a receita do bolo inglês moderno levar fermento em pó, sal, suco de fruta, iogurte, sour cream, buttermilk, cream cheese, etc., e os quatro ingredientes básicos, na maioria das vezes, acabam tendo medidas/pesos diferentes.
Embora muito comumente sejam feitos e assados em fôrmas de pão (também chamadas de fôrma de bolo inglês 😅), esse tipo de massa pode ser assado nos mais diversos tipos de fôrmas, como as redondas, de furo no meio, retangulares, e por aí vai.
Independentemente da proporção dos ingredientes ou do tipo de fôrma onde é assado, o bolo inglês é uma das minhas massas favoritas, e tende a ficar ainda mais gostosa no dia seguinte… maravilhoso, né?!
QUAIS OS INGREDIENTES DESTA RECEITA?
Manteiga – Bolo amanteigado leva o quê? Manteiga! Na confeitaria, o padrão é usar manteiga sem sal. Sempre. Por quê? A manteiga com sal, além de poder ter o teor de água mais elevado, ela é… salgada; e o teor de sal pode variar de marca pra marca também. Fica difícil controlar a quantidade de sal na receita utilizando manteiga com sal. Isso torna a manteiga sem sal muito mais adequada enquanto ingrediente em qualquer receita, uma vez que podemos adicionar e controlar o sal manualmente. Mas a manteiga com sal funciona igualmente, caso tenha que substituir, omita o sal pedido na receita! Independentemente de qual for usar, lembre-se de trazê-la à temperatura ambiente antes de iniciar o processo.
Ovo – Responsável pela estrutura, textura e emulsão da massa. Para esta receita, serão 3 unidades., e assim como a manteiga, precisam estar em temperatura ambiente.
Farinha – Também responsável pela estrutura em massa de bolo pois, em contato com líquidos, desenvolve a rede de glúten e dá a sustentação que o bolo precisa para crescer e permanecer alto depois de assado. Mas lembre-se: depois que a farinha entra na massa do bolo, ela deve ser trabalhada o mínimo possível, senão o glúten se desenvolve demais e em vez de ajudar, ele atrapalha. Pão gosta muito de glúten (por isso a sova!), bolo também gosta, mas só até a segunda página 😅.
Amido de Milho – Falando em glúten, o amido de milho é um produto que não contém o tal do glúten e, por esse motivo, muitos confeiteiros a utilizam, em conjunto com a farinha tipo 1, para obter uma massa de bolo mais delicada e macia, já que retiramos uma porção de farinha necessária em uma receita e substituímos por amido. Dessa forma, obtemos o que chamamos de farinha adaptada para bolos, que é uma farinha com menor teor de proteína e, consequentemente, de glúten. Escolhi essa opção para essa receita, mas, caso não tenha o amido em casa quando for fazer a receita, simplesmente substitua por farinha de trigo, a mesma quantidade.
Açúcar – Adoça o bolo, adoça nossas vidas! Mas você sabia que o açúcar não tem o papel de adoçante somente em uma receita? Ele confere também maciez e coloração às massas; é só você pensar em caramelo: que cor fica o açúcar quando é aquecido na panela? Uma vez, quando estava testando donuts, esqueci de adicionar o açúcar à massa e quando fui fritar, as rosquinhas saíram quase pálidas da panela de óleo… que tristeza! Então lembre-se disso sempre que pensar em reduzir a quantidade de açúcar. Para esta receita, se quiser, a quantidade pode ser reduzida para 200g.
Cream Cheese – O diferencial deste bolo! Confere leve acidez—que por sua vez confere maciez à massa—, sabor e quase que uma sensação de cremosidade. Peço 130g para esta receita, mas caso você compre o potinho de 150g (comumente encontrado nos mercados), pode usar ele todo, sem medir, que vai ficar ótimo também 😉.
Baunilha – Quem me conhece sabe que eu amo baunilha e que não aceito baunilha porcaria. Eu sei que extrato está difícil de achar e super caro, mas gente… essência de baunilha, pra mim não dá! De baunilha de verdade ela não tem nada, nem passou perto; ela contém vanilina (a principal molécula de sabor da baunilha) artificial. Eu prefiro nem colocar se não tiver porque pra mim estraga. Pasta de baunilha é uma ótima alternativa, elas vêm inclusive com as sementinhas da fava, uma gracinha! Mas tudo é uma questão de gosto e sem que tem gente que não só gosta como prefere. Caso for utilizar a essência, reduza um pouco a quantidade pois, por ser artificial, é mais forte. E vale lembrar que ingredientes que estão ali somente para conferir um pouco de sabor, como a baunilha, podem sempre ser omitidos sem desestruturar a receita.
Sal – Assim como em pratos salgados, ele tem a função de realçar o sabor, trazer o sabor! Eu sempre utilizo um pouquinho.
Fermento em Pó – Como mencionei acima, bolo inglês raiz nem fermento leva. Adicionei meia colher de chá para deixa-lo um tiquinho mais alto e menos denso, mas o bolo funcionará perfeitamente sem também.
Raspa de Limão – Para dar sabor, e assim como a baunilha, pode ser omitida se quiser. Eu usei limão siciliano, mas pode ser o taití ou até mesmo laranja. Eu uso e recomendo este ralador aqui.
COMO FAZER BOLO INGLÊS DE CREAM CHEESE
1. Peneire e misture bem com fouet a farinha, amido, fermento e o sal.
2. Tire as raspas do limão, se for usar, e esfregue bem no açúcar com os dedos os um garfo.
3. Em seguida bata a manteiga até ficar lisa e homogênea.
4. Adicione o cream cheese.
5. Bata até a mistura ficar homogênea.
6. Adicione os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Agregar a baunilha.
7. Junte a mistura de secos, em duas adições, misturando em velocidade baixa ou à mão.
8. Levar à fôrma pré-preparada e assar.
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO
- Traga a manteiga, o cream cheese e os ovos à temperatura ambiente antes de começar. Isso é importante em qualquer bolo, nesse mais ainda por conta do cream cheese. Bata bem a manteiga antes de adicionar o cream cheese e assim por diante. Isso ajuda com que a mistura não talhe muito.
- Se por ventura talhar, não desespere; assim que a farinha for incorporada, o problema é resolvido.
- Raspe as laterais e fundo da tigela a durante todo o processo de mistura, sempre que necessário, certificando-se que toda a massa está sendo incorporada igualmente.
- Depois que adicionar a farinha, misture somente para incorporar. Agitar demais a farinha vai deixando o bolo mais duro e pesado.
- Uma ótima alternativa de cobertura para este bolo é uma glacê simples: misture açúcar de confeiteiro impalpável com um pouquinho de água, leite ou suco de fruta até obter a consistência desejada e despeje sobre o bolo.
- Não tem fôrma de pão/bolo inglês? Tudo bem, essa massa pode ser assada em uma fôrma redonda de 20cm tranquilamente. O tempo de forno, nesse caso, vai diminuir.
VÍDEO-DEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA ESSE BOLO?
Fora da geladeira, bem embalada, ele fica bom por cerca de 3 dias. Na geladeira dura ainda mais, cerca de uma semana.
POSSO CONGELAR ESSE BOLO?
Com certeza, de preferência embalado 2 ou 3 vezes no filme plástico ou 1 vez no filme plástico e dentro de uma sacola resistente para freezer tipo fecha fácil. Vai durar no mínimo 3 meses.
Bolo Inglês de Cream Cheese (Pound Cake)
Equipamento
- Fôrma de Pão (22x12x7cm)
Ingredientes
Massa
- 180 g Farinha de Trigo (1¼ Xíc. + 2 Col. Sopa)
- 20 g Amido de Milho (2 Col. Sopa)
- ½ Col. Chá Fermento em Pó (2g)
- ¼ Col. Chá Sal (1g)
- 170 g Manteiga s/ Sal em temperaura ambiente
- 130 g Cream Cheese Tradicional em temperatura ambiente (9 Col. Sopa)
- 250 g Açúcar Refinado (1¼ Xíc.)
- 1 Unid. Raspas de Limão opcional
- 3 Unid. Ovos grandes em temperatura ambiente (150g)
- 1 Col. Chá Extrato ou Pasta de Baunilha (5ml)
Calda de Morango
- 80 ml/g Água (⅓ Xíc.)
- 70 g Açúcar Refinado (6 Col. Sopa)
- 130 g Morango limpo e picado
Modo de Preparo
- Pre-aqueça o forno a 170°C. Unte uma fôrma de 22x12x7cm (fôrma de pão) e cole uma tira de papel manteiga na base.
- Se for utilizar as raspas de limão (ou laranja), incorpore-as ao açúcar agora, esfregando com os dedos (ou um garfo) até que fiquem sem nenhum grumo.
- Passe por uma peneira a farinha, o amido, o fermento e o sal e em seguida misture muito bem com um batedor de arame.
- Utilizando uma batedeira (qualquer tipo) ou até mesmo uma colher de pau, bata a manteiga em velocidade média-alta até que ela fique lisa e homogênea, de 1 a 2 minutos. Raspe a tigela, adicione o cream cheese e repita o processo.
- Adicione o açúcar e bata e velocidade média-alta ate que a mistura fique bem fofa, aerada e branquinha, de 3 a 5 minutos.
- Adicione os ovos, um de cada vez, batendo apenas até que cada ovo se incorpore, raspando a tigela sempre que necessário. Adicione a baunilha e misture.
- Com a batedeira na velocidade mínima, adicione metade da mistura de secos e misture apenas para começar a incorporar. Adicione a segunda metade e repita. Finalize de incorporar à mão. (Caso o mínimo da sua batedeira for muito alto, faça esse processo todo à mão com um batedor de arame ou espátula grande de silicone).
- Despeje a massa na fôrma já preparada e leve ao forno por cerca de 60 a 70 minutos. Faça o teste do palito no centro do bolo, e assim que sair seco, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 15 minutos. Desenforme, retire o papel manteiga da base e deixe esfriar.
Calda de Morango
- Em uma panela pequena, junte a água e o açúcar e por último o morango picado. Leve a fogo médio e, assim que pegar fervura, deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, sem mexer.
- Deixe esfriar e está pronto.
Notas
- Este é um bolo relativamente pequeno. Se quiser aproveitar e fazer um bolo com rendimento maior, dobre a receita e asse-a em uma fôrma grande de furo no meio ou até mesmo em 2 fôrmas de pão, lembrando que nesses casos o tempo de forno pode variar.
- As massas de bolo inglês (conhecidas como pound cake, em inglês), ficam ainda mais gostosas no dia seguinte (pelo menos eu acho ?). Se puder, faça o bolo com um dia de antecedência e, depois que estiver esfriado completamente, embale-o muito bem com filme plástico.
- Cuidado com a temperatura do seu forno: bolos como este ficam bastante tempo lá dentro e, se a temperatura estiver muito alta (e ainda mais se a cor da sua fôrma for escura), as laterais do bolo podem escurecer demais. É por isso que indico 170˚C para esta receita.
- Caso não tenha amido na hora de fazer o bolo, substitua-o por farinha de trigo, mesma quantidade.
- Essa massa aceita muito bem a adição de frutas (in natura) picadas, como morango, blueberries, framboesa, damascos, figo etc., desde que não sejam muito úmidas. Pique, meça meia xícara e passe em um pouco de farinha logo antes de adicioná-las assim que a massa for finalizada.
- A quantidade de calda de morango é modesta mas pode ser dobrada tranquilamente caso prefira.