Sem glúten e sem forno, o Cuscuz de Tapioca é uma receita de fácil preparo, a cara do Brasil e uma ótima opção pra quem busca uma sobremesa caseira e gostosa sem praticamente nenhum esforço. Apesar de opcional, a calda de amoras traz charme e sabor especiais!
CUSCUZ DE TAPIOCA
Sabe aquela sobremesa que você prepara em alguns minutinhos, depois põe na geladeira, espera esfriar e está pronta? Pois é, fazer cuscuz de tapioca é praticamente como fazer gelatina, até um bebê recém-nascido consegue! 👶😂
Outra coisa, sabe aquele doce que você dá a primeira mordida, não morre de amores mas quando vê não consegue parar de comer? Este cuscuz é assim, uma gominha viciante.
Falando em gominha, essa é a textura do cuscuz! A massa final é firme, borrachuda e quase difícil de cortar com o garfo. Eu sei, esses adjetivos não costumam ser muito favoráveis quando se fala em comida, mas as sobremesas são diferentes e esta é assim, cheia de personalidade!
Tipicamente, este doce é regado com leite condensado (ou calda de leite condensado), mas para variar (e como eu não sou a louca do leite condensado), resolvi fazer uma geléia simples de amoras. O modo de preparo está descrito na receita abaixo, mas caso queira assistir ao vídeo é este aqui:
OPÇÕES DE FÔRMA
Aqui você pode fazer praticamente o que você quiser. Esta receita é grande e rende um cuscuz de 2,5kg, então a recomendação é usar uma fôrma grande de qualquer tipo. Eu usei minha fôrma tipo bundt da Nordic Ware (que dá um acabamento lindo) mas fique à vontade para usar qualquer tipo. Assadeiras tipo tabuleiro são ótimas também.
Caso prefira, porcione o cuscuz em pequenos potes para fazer porções individuais.
COMO DESENFORMAR CUSCUZ DE TAPIOCA?
É bem simples, na verdade. Por a massa ser bastante densa e unificada pelo amido da tapioca, acho muito difícil o cuscuz quebrar ou rachar durante esse processo.
Agora, dependendo da fôrma, você pode acabar tentando e não conseguindo de primeira. Certifique-se de que todos os cantinhos da lateral (e do centro, se for fôrma de furo no meio) já soltaram do cuscuz. Chacoalhe a fôrma nas mãos para ajudar a soltar e vire sobre o prato de servir. Se não sair, bata o prato com a fôrma ainda invertida na bancada cuidadosamente e veja se descola.
Se mesmo assim não soltar, mergulhe a parte de baixo da fôrma em uma tigela com água quente por alguns segundos e tente novamente.
Produtos Que Utilizei Nesta Receita
DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!
Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷
Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️
PASSO A PASSO ILUSTRADO:
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:
- Unte a fôrma muito bem com a gordura que desejar para facilitar na hora de desenformar. Se utilizar uma fôrma trabalhada (bundt) tipo a minha, unte utilizando um pincel de confeitaria para garantir que todos os cantinhos estejam untados. Um spray desmoldante facilita muito esse trabalho e dispensa o pincel. O desmoldante caseiro também é uma ótima opção!
- Caso tenha dificuldade para desenformar, coloque água quente em uma tigela larga e mergulhe o fundo da sua fôrma nela por alguns segundos e tente inverter novamente. Chacoalhar com as mãos em movimentos curtos de um lado para o outro também ajuda a descolar.
- O tempo de refrigeração vai variar de fôrma para fôrma. Meu cuscuz ficou pronto em cerca de 4 horas. Vá analisando e veja quanto tempo você vai precisar.
- Varie o sabor da geléia/calda conforme seu gosto e frutas disponíveis. Este vídeo é só sobre isso! Caso prefira, omita a calda completamente e sirva o cuscuz puro ou regado com leite condensado.
- Esta receita rende 2,5kg de cuscuz; se não quiser tanta quantidade, basta dividir a receita ao meio.
VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA?
Cerca de 5 dias, sob refrigeração e bem coberto.
POSSO CONGELAR ESTE BOLO BAFÔNICO?
Pode sim, bem embalado em filme plástico e alumínio. Dura cerca de 3 meses.
Cuscuz de Tapioca
Ingredientes
Massa
- 1,200ml (5 Xíc.) Leite Integral morno
- 400ml (2 vidros) Leite de Coco morno (ver notas)
- 300g (1½ Xíc.) Açúcar Refinado
- ½ Col. Chá (2g) Sal
- 500g (1 embalagem) Tapioca Granulada (ver notas)
- 100g (1 embalagem) Coco Ralado qualquer tipo
- 1 Col. Chá Extrato de Baunilha
Calda de Amoras
- 250g (2 Xíc.) Amoras frescas ou congeladas (ver notas)
- 60ml (¼ Xíc.) Água
- 5g (½ Col. Sopa) Amido de Milho
- 100g (½ Xíc.) Açúcar Refinado
- ½ Col. Sopa (8ml) Sumo de Limão
- ¼ Col. Chá (1g) Sal
Modo de Preparo
Massa
- Em uma tigela grande, adicione o leite integral, o leite de coco, o açúcar, o sal e misture com um fouet.
- Adicione a tapioca e misture bem; a mistura estará bem líquida neste momento, é normal. Cubra a tigela e deixe descansar por 30 minutos, tornando a mexer a cada 10 minutos. (Nota: durante esse tempo, a tapioca absorverá bastante do líquido, tornando-se inchada e macia).
- Adicione o coco ralado e a baunilha e incorpore.
- Unte uma fôrma grande (qualquer tipo) com manteiga, óleo, margarina ou spray desmoldante e despeje toda a massa. Segure a fôrma com a mão e chacoalhe com movimentos curtos de um lado para o outro para assentar e nivelar a massa.
- Cubra e leve à geladeira até firmar. O tempo vai variar de acordo com o tamanho da fôrma e a temperatura da sua geladeira. A minha ficou 4 horas.
- Descole a tapioca das laterais da fôrma com uma espátula fina, chacoalhe a fôrma nas mãos para soltar e desenforme sobre o prato de servir.
Calda de Amora
- Junte todos os ingredientes m uma panela média e, em fogo médio, cozinhe até pegar fervura. Em seguida, cozinhe de 3 a 5 minutos, dependendo da consistência desejada.
- Retire do fogo e deixe esfriar.
Finaização
- Despeje sobre o cuscuz e sirva!
Notas
- Tapioca: utilize a granulada, também conhecida como flocada ou em flocos; é a tapioca seca e utilizada para sobremesas, diferentemente da goma de tapioca para fazer na frigideira.
- Coco: nesta receita eu utilizei o leite de coco e o coco ralado industrializados somente por falta de tempo e para deixar a receita mais prática. Se possível, faça a versão caseira; um coco seco rende leite e coco ralado suficientes para esta receita toda.
- Amoras: tanto a fresca quanto a congelada funcionam super bem. Este vídeo demonstra o preparo com variados tipos de frutas. Portanto, se quiser substituir a amora, fique à vontade!