Pão de Frutas e Nozes (Sem Sova)

Este post pode conter links afiliados. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on email

Muitas vezes, receita boa é receita fácil; é o caso deste Pão de Frutas e Nozes, que apesar do nome, pode ser feito em diversos outros sabores, doce ou salgado. Neste post, vou te convencer que esta receita é uma das mais fáceis e gostosas que eu já fiz!

pão de nozes

POR QUE ESTE PÃO É FÁCIL?

Este pão tão fácil que dá para fazer um (diferente!) todos os dias, sem mal precisar reservar tempo para tal. Sim, é simples nesse nível.

Eu, assíduo da minha KitchenAid que sou, se tenho que sovar pão, já taco tudo nela e a deixo trabalhando; sova que é uma beleza e o pão fica perfeito!

Agora, mesmo recebendo ajuda de maquina, o serviço sempre toma um tempinho. Com este pão aqui, a coisa é diferente! Tudo que você tem que fazer é misturar os ingredientes, deixar a massa fermentar por várias horas (sim, o ideal é deixa-la de um dia para o outro) e depois formar uma bola e levar para o forno; simples assim!

A janela de tempo ideal é de 12 a 24 horas. Durante este tempo de fermentação prolongada, a massa desenvolve um aroma complexo que confere ao pão um sabor claramente superior. A textura do pão, que não é sovado, também se beneficia dessa espera.

Se você detesta esperar muito e fica ansiosíssimo para fazer a receita toda logo de uma vez (te entendo!), tudo bem; deixe a massa descansar até dobrar de tamanho e ficar cheia de bolhas na superfície e prossiga com a receita.

COMO DEVO ASSAR ESTE PÃO?

Esta receita de pão sem sova é inspirada na técnica de Jim Lahey, autor e inventor desta técnica de fazer pão sem sovar.

O foco aqui é: poucos ingredientes, tempo prolongado de fermentação e praticamente nenhum esforço manual. Maravilhoso, né? Já programe-se para misturar os ingredientes e esquecer da massa até o dia seguinte.

Em sua técnica, Jim assa o pão em uma panela de ferro estilo dutch-oven (panela de ferro fundido), aquela típica do clássico francês boeuf bourguignon. A minha é da marca Staub, francesa; tenho há 15 anos e ainda parece nova—dura uma vida inteira se bem cuidada. Mas há muitos outros modelos de qualidade de outras marcas. Procure uma que caiba no seu bolso e invista porque valhe a pena.

Ao assarmos o pão dentro dessa panela, tampada, a umidade da massa começa a evaporar e fica presa junto com o pão, conferindo assim uma casquinha crocante ao produto final que faz toda a diferença.

Se você não tem uma panela como essa, que pode ir tampada ao forno e aguente temperaturas altas, você tem duas opções:

  1. Assar o pão em uma assadeira baixa comum normalmente;
  2. Assar com um banho-maria dentro do forno.

Para isso (opção 2), faça o seguinte: pré-aqueça o forno normalmente (230˚C) e quando chegar a hora de colocar o pão, coloque uma assadeira (de bolo, retangular ou redonda, grande) na grade inferior do forno e a preencha com água fervente até cerca de metade da altura, e logo em seguida coloque a assadeira baixa com o pão na grade de cima. Dessa forma, criamos o vapor interno manualmente.

Independentemente da forma que escolher (1 ou 2), comece a verificar o pão na marca dos 30 minutos; se estiver corado, com cara de assado e “oco” ao ser bicado com a unha, está pronto.

Não faz muita diferença pré-aquecer a assadeira do pão nesses casos, então fica à critério.

É DOCE OU SALGADO?

Vamos lá: esta receita é para um pão salgado. São 12g de sal com 20g de açúcar. As nozes combinam tanto com coisas doces quanto salgadas; as cranberries são azedinhas e apenas levemente doces e combinam perfeitamente com este pão. As frutas cristalizadas são claramente adocicadas e usadas em preparos doces, por isso deixei como opcional; como gosto muito da mistura doce com salgado, amei o resultado final.

Agora, esta receita pode ser utilizada como base para diversos outros sabores, tanto para pães mais adocicados quanto salgados; veja só o que você pode fazer para adaptar:

Para pães salgados: mantenha as quantidades de açúcar e sal, variando o recheio, respeitando sempre o limite de 2¼ xícaras (de 240ml). Azeitonas, tomate seco, calabresa etc., podem ser usados como recheio, lembrando que a farinha pode ser temperada com ervas secas para harmonizar sua criação.

Para pães doces: reduza o sal para no máximo até a metade, 6g—o sal regula a atividade do fermento e fortalece a estrutura da rede de glúten—e aumente o açúcar em até 2 vezes (40g) e recheie respeitando as medidas assim como descrito no item anterior. O único ingrediente que eu não colocaria na massa é canela em pó pois ela pode interferir na atividade do fermento.

Com esta base, você vai poder fazer, ter sempre em casa, ou até mesmo vender pães rústicos deliciosos sem praticamente nenhum esforço. 😁

Produtos Que Utilizei Nesta Receita

DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!

Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷

Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️

PASSO A PASSO ILUSTRADO:

DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:

  • Prefira assar o pão em uma panela com tampa que possa ir ao forno; esse é o melhor jeito de conseguir uma casquinha crocante e uma textura maravilhosa. 
  • A temperatura do forno precisa ser alta. Se você não conhece seu forno muito bem e não tem certeza se a temperatura interna está correta, invista em um termômetro de forno; ele elimina dúvidas para sempre e garante resultados adequados sempre que for assar pães e bolos.
  • Mesmo que seja possível reduzir o tempo de fermentação, tente não fazer isso! A falta. desova é compensada pelo tempo longo de fermentação, o que ainda melhora e muito o sabor do pão. Se programe, misture os ingredientes e vá dormir. 💤

VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA

PERGUNTINHAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA?

Cerca de 5 dias, em temperatura ambiente, embalado.

POSSO CONGELAR ESTE PÃO BAFÔNICO?

Pode sim, bem embalado em filme plástico e alumínio. Dura cerca de 3 meses.

Pão de Frutas e Nozes

É tão fácil de fazer que este pão vai entrar na sua rotina e nunca mais sair, e ainda é possível variar o sabor a gosto, tanto doce quanto salgado! De nada 😉
Tempo de Preparo 5 minutes
Tempo de Cocção 45 minutes
Tempo de Descanso 18 hours
Tempo Total 18 hours 50 minutes
Rendimento1 pão de 800g
Fernando Marino

Equipamento

  • 1 panela de ferro (20-25cm) com tampa que vá ao forno OU 1 assadeira baixa

Ingredientes 

  • 390g (3 Xíc.) Farinha de Trigo (ver notas)
  • 2 Col. Chá (12g) Sal grosso ou refinado
  • 20g (1½ Col. Sopa) Açúcar Refinado (ver notas)
  • 5g (½ sachê ou ½ Col. Sopa) Fermento Biológico Seco
  • 100g (1 Xíc.) Nozes qualquer tipo e picadas grosseiramente
  • 100g (1 Xíc.) Cranberries (ver notas)
  • 35g (¼ Xíc.) Frutas Cristalizadas opcional
  • 360ml (1½ Xíc.) Água morna

Modo de Preparo

  • Em uma tigela, junte a farinha, o sal, o açúcar e o fermento e misture bem com um fouet.
  • Junte as nozes, cranberries e frutas cristalizadas e misture bem com uma colher.
  • Junte a água morna e misture com a colher até homogeneizar a massa, formando uma bola de massa dentro da tigela.
  • Cubra com filme plástico e deixe a massa repousar em temperatura ambiente de 12 a 24 horas para a massa fermentar e desenvolver complexidade de sabor.
  • Enfarinhe a bancada, transfira a massa e a modele com as mãos, formando um disco de cerca de 20cm, apertando com as mãos mas sem sovar. Polvilhe com farinha as mãos e a bancada sempre que necessário para facilitar o manuseio.
  • Disponha a massa sobre um pedaço de papel manteiga, faça uma incisão em X no topo e cubra.
  • Pré-aqueça o forno a 230˚C (bem quente!) e, se for assar na panela de ferro, coloque-a no forno, tampada, para pré-aquecer junto. Aguarde 30 minutos.
  • Retire a panela do forno cuidadosamente, destampe-a e, segurando pelas beiradas do papel manteiga, transfira o pão para a panela; cuidado para não se queimar! Tampe a panela novamente e asse o pão dessa forma por 30 minutos. Remova a tampa e continue assando o pão por mais cerca de 15 minnutos ou até o topo estar douradinho. (Nota: para instruções de como assar sem uma panela de ferro, leia o post acima.)
  • Remova do forno, puxe o pão novamente pelas pontas do papel e deixe esfriar, sobre uma grade, por cerca de 20 minutos.
  • Fatie e sirva!

Notas

  • Farinha: se quiser utilizar farinha integral, sugiro fazer meio a meio: 195g de farinha branca; 195g de farinha integral. Na realidade, você pode usar a proporção que quiser, mas lembre-se que quanto mais farinha integral utilizar, mais pesado o pão vai ficando. Se quiser adicionar outros tipo de farinha, como de nozes, amêndoas etc., para dar mais sabor, basta substituir uma pequena quantidade da farinha da receita, como por exemplo ¼ de xícara, e fazer a substituição.
  • Açúcar: qualquer tipo funciona aqui. Se quiser, é possível substituir por mel, xarope de milho (glucose) ou melado de cana; basta diluir na água morna. Mas certifique-se de que a mistura esteja de fato morna para adicionar aos secos.
  • Cranberries: podem ser substituídas por qualquer outra fruta seca da sua preferência. Uva-passas são ótimas opções, mas são bem mais doces do que cranberries.

Produtos Recomendados

Compartilhe esta Receita

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Posts Relacionados

Hola, que tal?

Fernando Marino

Fanático pelo mundo dos bolos, apaixonado por audiovisual, tecnologia, doguinhos e a língua inglesa.

Meu objetivo é transmitir confiança na cozinha através de receitas testadas com linguagem informal, simples e eficaz para que todos tenham sucesso na cozinha sempre!

Top 4

SIGA-NOS

BUSCAR