Pavê de Natal de Frutas

Este post pode conter links afiliados. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on email

A cara do Natal brasileiro e solicitado por muitos de vocês, este Pavê de Natal de Frutas é fácil de fazer, cheio de frutas refrescantes e repleto de sabor. Confira todas as dicas neste post para arrasar na sua ceia!

pavê de natal

ESTE PAVÊ DE NATAL É FÁCIL DE FAZER?

Sim, muito fácil! A ideia para esta receita era criar uma sobremesa cheia de sabor, refrescante e que todos no Brasil possam fazer.

Por esse motivo optei por biscoito champanhe de supermercado e fugi do creme de leite fresco—um dos meus ingredientes favoritos—mas que tem distribuição extremamente limitada no nosso país, sem contar o preço elevado.

Natal passado fizemos o Pavê de Nozes, um escândalo de receita, 100% caseira e que usa creme de leite fresco, não deixe de dar uma olhada!

Assim como no pavê de nozes, aqui você pode usar o biscoito champanhe caseiro. Se você é iniciante na confeitaria, aí mais fácil usar o biscoito industrializado; já se tiver familiaridade na cozinha, experimente, a receita fica muito especial!

QUAIS FRUTAS POSSO USAR PARA FAZER O PAVÊ?

Esta receita veio atender a pedidos de alguns inscritos do nosso canal, que queriam um pavê refrescante de frutas. Aqui, utilizei frutas frescas, in-natura, que combinam muito com o clima brasileiro nesta época do ano. Você pode usar praticamente qualquer fruta que quiser: abacaxi, carambola, pêssego (fresco ou em calda), banana, morango, figo, manga, ameixa, nectarina, frutas vermelhas, além de nozes de qualquer tipo.

Frutas cristalizadas/secas funcionam maravilhosamente bem também. A diferença é que com as frutas frescas, o pavê fica consideravelmente mais “molhado” e menos estruturado. Por esse motivo, recomendo levar o refratário ao freezer por pelo menos uma hora antes de servir; fazendo assim, conseguimos fatiar e servir o doce com mais facilidade, sem contar que fica bem mais refrescante.

Se utilizar frutas secas, o pavê fica mais estável e igualmente delicioso. Use e abuse das frutas: damasco, ameixa, tâmara, passas, cranberry, blueberry, laranja/limão cristalizado e frutas critalizadas são só alguns exemplos.

DEVO FAZER ESTE PAVÊ COM ANTECEDÊNCIA?

Eu recomendo que o pavê seja montado no dia 24 no período da manhã ou tarde para que possa ficar gelando por horas antes de servir. É possível também ser montado na noite anterior e decorado no dia 24.

Agora, se quiser se antecipar para ter menos trabalho, faça o creme de confeiteiro (sem a adição do merengue) com até 3 dias de antecedência e, quando for montar, bata o merengue e incorpore. As claras podem ficar na geladeira até 3 dias também sem o menor problema.

Falando nisso, o creme deste pavê é conhecido como crème chiboust, essencialmente um creme de confeiteiro adicionado de merengue italiano. Por ser mais complicado de preparar, optei pelo merengue suíço, que qualquer um pode fazer em casa com quase zero esforço.

CREME DE CONFEITEIRO SEM INFUSÃO

Sem infusão, o creme de confeiteiro pode ser feito de forma muito direta. Basta juntar o leite, as gemas, o açúcar (70g), o amido. e o sal em uma panela média, mexer bem com um fouet e levar ao fogo médio. 

Aí basta cozinhar, mexendo constantemente, até engrossar e, assim que pegar fervura, cozinhe por mais 1 ou 2 minutos. Depois que o creme já estiver frio, adicione extrato de baunilha a gosto para saborizar.

Produtos Que Utilizei Nesta Receita

DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!

Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷

Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️

PASSO A PASSO ILUSTRADO:

DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:

  • Use a criatividade e faça infusão no leite com a especiaria que preferir. Opções são: canela em pau, estrela anis, chás diversos, cumaru etc.
  • Se não for fazer a infusão, misture todos os ingredientes do creme de confeiteiro (sem a manteiga e claras) em uma panela média e cozinhe normalmente até dar o ponto e prossiga com a receita. Depois que o creme estiver frio, aromatize com extrato ou essência de baunilha.
  • Para esfriar o creme rapidamente, coloque-o em uma fôrma de bolo larga, cubra com filme plástico em contato direto e leve ao freezer.
  • Outra opção para esfriar o creme rapidamente é colocar a panela dentro de uma tigela com água com gelo (banho-maria invertido) e mexer o creme constantemente até esfriar. Dessa forma, não há necessidade de transferir para outro recipiente, cobri-lo ou esperar. Depois que o creme de confeiteiro esfria, não há necessidade de cobrir com plástico em contato direto.
  • Se quiser uma sobremesa 100% caseira, experimente o biscoito champanhe caseiro.
  • Recheie seu doce com frutas secas/cristalizadas se quiser um pavê mais consistente e menos molhado; fica ótimo também!
  • E a dica mais importante: deixe o pavê no freezer até ficar bem firme antes de servir; assim ele fica mais estruturado para fatiar e fica ainda mais refrescante!

VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA

PERGUNTINHAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA?

Cerca de 3 dias. Prefira fazer para consumo rápido. As frutas frescas soltam água e comprometem a textura e consistência do pavê.

POSSO CONGELAR ESTE PAVÊ BAFÔNICO?

Este pavê não pode ser congelado para consumo posterior.

Pavê de Natal de Frutas

Fácil de fazer e super refrescante, este Pavê de Natal de Frutas vai cair excelentemente bem na sua ceia, e o melhor, use as frutas frescas que quiser. Deixe o pavê gelar por horas na geladeira e 1 hora no freezer antes de servir!
Tempo de Preparo 1 hour
Tempo de Cocção 15 minutes
Tempo de Geladeira 5 hours
Tempo Total 6 hours 15 minutes
Rendimento12 fatias generosas
Fernando Marino

Equipamento

  • 1 refratário retangular 33x23cm, aproximadamente
  • 1 batedeira (qualquer tipo)

Ingredientes 

Creme

  • 600ml/g (2½ Xíc.) Leite Integral
  • 8 bagas Cardamomo opcional (ver notas)
  • ¼ fava Baunilha opcional (ver notas)
  • 5 Unid. (90g) Gemas
  • 45g (5 Col. Sopa) Amido de Milho
  • ½ Col. Chá (2g) Sal
  • 200g (1 Xíc.) Açúcar Refinado dividido
  • 70g (5 Col. Sopa) Manteiga s/ Sal se usar com sal, omita o sal pedido acima
  • 5 Unid. (150g) Claras

Frutas e Biscoito

  • 300g (2 embalagens) Biscoito Champanhe (ver notas)
  • 100g Frutas Vermelhas (ver notas)
  • 150g (2 unid.) Carambola fatiada
  • 150g (¾ bandeja) Morango limpo e fatiado
  • 1 Unid. Banana fatiada

Calda dos Biscoitos

  • 160ml/g (⅔ Xíc.) Leite Integral
  • 10g (2 Col. Chá) Açúcar Refinado
  • 60ml Conhaque ou outro destilado, opcional (ver notas)
  • ½ Col. Chá Canela em Pó ou outra especiaria de preferência, opcional

Modo de Preparo

  • Em uma panela média, junte o leite e as especiarias e deixe o leite pegar fervura. Desligue imediatamente, tampe a panela e deixe fazer infusão por no mínimo 10 minutos. Coe o leite e reserve. (Nota: se não for fazer infusão, veja o post acima para instruções.)
  • Em uma tigela de mistura, junte as gemas, o amido, 70g (5 Col. Sopa) do açúcar, o sal e misture bem com um fouet até formar um creme homogêneo. Se o lite ainda estiver muito quente, despeje sobre a mistura de gemas gradualmente mexendo constantemente. Se o leite já estiver morno ou frio, despeje de uma vez e incorpore.
  • Volte tudo para a panela e, em fogo médio, cozinhe, mexendo constantemente, até o creme engrossar. Assim que começar a borbulhar, cozinhe por mais um minuto, mexendo sempre. Retire do fogo imediatamente, transfira para um recipiente e cubra com filme plástico em contato direto (para não formar película) e deixe chegar em temperatura ambiente. (Nota: geladeira ou freezer aceleram esse processo, mas tenha o creme em temperatura ambiente antes de prosseguir.)
  • Enquanto isso, prepare a calda dos biscoitos: em uma panela pequena, junte todos os ingredientes e aqueça até o açúcar diluir. Retire do fogo e deixe esfriar.
  • Em uma tigela de vidro ou inox limpa, junte as claras e o restate do açúcar (130g) e mexa bem com um fouet. Leve a banho-maria e aqueça a mistura cerca de 3 minutos ou até o açúcar se dissolver, mexendo constantemente. Transfira para a batedeira e bata até formar um merengue firme, 3 a 5 minutos.
  • Retire o plástico do creme de confeiteiro e, com um fouet resistente ou batedeira, bata o creme até voltar à consistência cremosa.
  • Gradualmente, adicione o merengue ao creme de confeiteiro e incorpore delicadamente usando um fouet ou espátula de silicone.
  • Montagem: espalhe uma camada fina do creme na base do refratário, molhe os biscoitos brevemente na calda já fria e alinhe dentro da fôrma até cobrir tudo. Despeje metade do creme restante, salpique a maior parte das frutas por cima, faça uma nova camada de biscoitos embebidos, despeje o restante do creme por cima e decore com mais frutas.
  • Cubra e leve à geladeira por algumas horas. Antes de servir, leve a sobremesa ao freezer por cerca de uma hora para firmar bem e poder ser fatiada com mais facilidade. Sirva!

Notas

  • Cardamomo & Baunilha: essas foram as especiarias que usei para fazer a infusão no leite, mas são opcionais. Outras especiarias e chás podem ser usados na infusão: estrela anis, canela em pau, chá verde, chá preto, cumaru e etc. Caso não vá fazer a infusão, aromatize o creme de confeiteiro, já pronto e frio, com extrato de baunilha.
  • Biscoito Champanhe: 2 pacotes de 150g são suficientes. Caso prefira uma sobremesa 100% caseira, faça seus próprios biscoitos, receita aqui.
  • Frutas: escolha as frutas que quiser e gostar. Eu uso um total de 450g, mas não há muita regra para quantidade.
  • Conhaque: é opcional e pode ser substituído pela mesma quantidade de leite. Outros destilados ou licores podem ser usados tranquilamente.

Produtos Recomendados

Compartilhe esta Receita

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Posts Relacionados

Hola, que tal?

Fernando Marino

Fanático pelo mundo dos bolos, apaixonado por audiovisual, tecnologia, doguinhos e a língua inglesa.

Meu objetivo é transmitir confiança na cozinha através de receitas testadas com linguagem informal, simples e eficaz para que todos tenham sucesso na cozinha sempre!

Top 4

SIGA-NOS

BUSCAR