Receita de hoje: Quiche de Cebola Caramelizada! Mas fique à vontade para variar o recheio como preferir; neste post você vai aprender os preparos base (massa e mistura de ovos) que podem ser usados com praticamente qualquer outro tipo de recheio. Esta receita vai virar sua nova melhor amiga, pode apostar!
MASSA PODRE
Quiche é mais fácil de fazer do que parece. Se você já está acostumado a fazer massa de torta, então já está em casa! Caso não, tudo bem, chegou a hora de começar a praticar; você vai se apaixonar e nunca mais largar!
Se você tem um processador, então o trabalho ficou ainda mais fácil. Caso não tenha, a massa pode ser feita à mão sem o menor problema. Só não se esqueça de picar a manteiga/gordura vegetal em cubos e deixa-la no congelador por uns 15 minutos antes de começar.
Veja eu fazendo a massa podre à mão no vídeo da galette de morango que, por sinal, é maravilhosa!
RECHEIO
Vamos lá, como falei, esta receita serve como base para praticamente qualquer quiche que você tenha vontade de fazer.
Para isso, basta usar o recheio de sua escolha, usando uma quantidade que pode variar de 1 a 2 xícaras. A quantidade de queijo pode ser mantida, 100g.
Boas opções de recheio são: bacon refogado, vegetais parcialmente cozidos (couve-flor, brócolis, cenoura, aspargos, cogumelos etc.), alho-poró, ervilha, milho, e assim por diante. Simples assim.
Só como referência, eu utilizei 1 xícara de cebolas caramelizadas e os 100g de queijo. Se optar por até 2 xícaras de recheio (mais o queijo), talvez sobre menos espaço para a mistura de leite e ovos; mas tudo bem, basta parar de adicionar assim que o líquido chegar ao topo da massa.
Produtos Que Utilizei Nesta Receita
DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!
Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷
Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️
PASSO A PASSO ILUSTRADO:
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:
- Para a massa, tanto manteiga quanto gordura vegetal podem ser usadas. Eu utilizei meio a meio mas qualquer proporção funciona. Eu noto que a gordura vegetal traz um pouco a mais daquela qualidade de massa folhada para a torta. Independentemente, use a gordura em cubos e bem gelada; pique-a e leve ao freezer até quase congelar.
- Tempere sua massa como quiser! Eu utilizei páprica doce e tomilho seco, mas outras especiarias podem utilizadas. Noz moscada, curry, cravo em pó… o céu é o limite; harmonize de acordo com o recheio da sua quiche.
- O processador é o equipamento mais útil para preparar massa podre; se tiver, use! Caso não, a massa pode ser preparada à mão sem o menor problema, veja como neste vídeo.
- Jamais processe a massa demais depois que adicionar a água gelada; assim que começar a formar uma bola, pare! Trabalhar demais nesse ponto desenvolve muito o glúten da farinha e pode deixar a massa dura ao final.
- Caso sua massa fique muito mole quando estiver a abrindo, ponha em uma assadeira e leve à geladeira ou freezer e depois continue.
- Não deixe de pré-assar a massa com feijões; isso faz com que a massa fique no formato ideal para ser recheada. Guarde os feijões após o uso e os reutilize na próxima vez que for fazer torta.
- A massa pode ser feita e mantida em geladeira por até 5 dias antes de ser aberta.
- A massa, depois de pré-assada, pode ser refrigerada por alguns dias ou congelada por meses antes de ser recheada.
VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA?
Cerca de 5 dias, sob refrigeração e bem coberto.
POSSO CONGELAR ESTA QUICHE BAFÔNICA?
Pode sim, bem embalado em filme plástico e alumínio. Dura cerca de 3 meses.
Quiche de Cebola Caramelizada
Equipamento
- 1 Fôrma de torta/quiche (23x3cm)
- Rolo de abrir massa
- Processador de alimentos (útil mas não obrigatório)
Ingredientes
Massa Podre
- 170g (1⅓ Xíc.) Farinha de Trigo
- 1 Col. Sopa (15g) Açúcar Refinado
- ½ Col. Chá (2g) Sal
- ½ Col. Chá Páprica Doce opcional
- ½ Col. Chá Tomilho Seco opcional
- 55g (¼ Xíc.) Manteiga s/ Sal em cubos e bem gelada
- 55g (¼ Xíc.) Gordura Vegetal em cubos e bem gelada
- 60ml (¼ Xíc.) Água bem gelada
Recheio
- 500g (5 Unid.) Cebolas já limpas e cortadas em tiras médias
- 2-3 Col. Sopa (30-45ml) Azeite e/ou Óleo Vegetal
- 20g (1½ Col. Sopa) Manteiga
- a gosto Sal
- a gosto Pimenta opcional
- 1 Col. Sopa Vinagre ou Limão opcional
- 100g (1 Xíc.) Queijo Emmenthal, ralado (ver notas)
- 2 Unid. Ovos
- 80ml (⅓ Xíc.) Leite Integral
- 80ml (⅓ Xíc.) Creme de Leite Fresco (ver notas)
- ½ Col. Chá Sal
Modo de Preparo
Massa Podre
- No copo do processador, ou tigela de mistura, junte a farinha, o açúcar, o sal e os temperos (se for usar) e processe/misture bem.
- Adicione a manteiga e gordura vegetal picadas e bem geladas à mistura de farinha e processe (ou belisque com os dedos) até virar uma farofa grosseira de farinha e pedaços de manteiga.
- Adicione a água gelada, aos poucos, e processe/mexa até a mistura umedecer e querer começar a formar uma bola; não misturar demais.
- Transfira a farofa para a bancada e forme uma bola com as mãos, apertando-a levemente mas sem sovar. Enrole em plástico filme e forme um disco, achatando a massa com as mãos ou um rolo de abrir massas.
- Leve para a geladeira e deixe descansar pelo menos 30 minutos. (Nota: a massa pode ser feita com antecedência e deixada em geladeira por dias.)
- Enfarinhe a bancada, o rolo de massas e abra a massa em um disco alguns centímetros maior do que a fôrma, girando a massa e enfarinhando a bancada sempre que necessário.
- Enrole a massa no rolo delicadamente e transfira para a fôrma. Assente a massa delicadamente, sem puxa-la e apare os excessos da borda. Cubra com plástico e leve à geladeira ou ao freezer para firmar bem. Pré-aqueça o forno a 200˚C.
- Remova o plástico, forre a massa com um pedaço de papel manteiga e preencha toda a massa com feijões e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos. Retire a torta do forno, remova os feijões e o papel e volte para o forno por mais 7 minutos.
- Retire do forno, reduza a chama para 180˚C e reserve a massa. (Nota: neste momento, os ingredientes do recheio já devem estar preparados e prontos para serem usados.)
Recheio
- Aqueça uma frigideira ou panela larga e adicione o óleo/azeite e manteiga e derreta bem. Adicione as cebolas fatiadas, o sal e a pimenta, e refogue em fogo alto até que fiquem translúcidas.
- Abaixe o fogo completamente e cozinhe, mexendo de quando em quando de 20 a 30 minutos ou até que estejam caramelizadas, macias e adocicadas. Adicione o vinagre/limão se for usar, ajuste os temperos e reserve.
- Em um recipiente, junte os ovos, o leite, o creme de leite e o sal e misture bem com um garfo ou fouet.
- Monte a quiche: adicione as cebolas caramelizadas sobre toda a base da torta e em seguida o queijo ralado. Em seguida, despeje a mistura de ovos e leite por cima, chegando mas não ultrapassando o topo da massa.
- Leve ao forno já a 180˚C e asse por cerca de 30 minutos ou até o topo da quiche estar dourado e já firmado.
- Deixe esfriar por 20 minutos, desenforme e sirva!
Notas
- Queijo: para quiche, queijos especial, como emmenthal, gruyere, gouda, etc. são o padrão e fazem uma boa diferença. Caso não queira ou não tenha acesso, use a mesma quantidade de uma boa mussarela ralada.
- Creme de Leite: outro clássico da quiche 'o creme de leite fresco. Caso não tenha acesso, use nata (que também é um produto fresco, com ainda mais gordura do que o creme de leite fresco) e leite integral; sugiro 60g de nata + 100ml de leite integral. Creme de leite UHT eu recomendo o enlatado, com o soro. Não testei para garantir o sucesso, mas acredito que funcione bem.