Stromboli (Pizza Enrolada)

Este post pode conter links afiliados. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on email

Recheie seu Stromboli com os frios que quiser, como presunto, peito de peru, salami, pastrami, mortadela, copa, você quem sabe! E para o queijo é a mesma coisa, mussarela, prato, emmental, gruyere etc. Bem tranquilo de fazer, este Stromboli vai acabar rapidinho e todos vão pedir bis!

stromboli featured

Eu amo pizza, muito mesmo. Pra mim, qualquer hora é hora; não tem essa de que pizza é só no jantar—apesar de eu raramente comer pizza no almoço. 😅 🍕

E amo ainda mais a pizza de São Paulo, cidade onde nasci e moro até hoje. Desde muito pequeno sou viciado no sabor da pizza paulistana, assada à lenha, toda especial… E sempre fui de comer VÁRIOS pedaços; nunca entendi quem comia 1 ou 2 fatias e dizia “estou satisfeito”. 

O stromboli, apesar de ser uma espécie de pizza enrolada, não é bem como uma pizza tradicional (paulistana ou não), afinal há bastante diferença nos preparos, mas a vontade de devora-lo é igual!

Ou seja, qualquer hora é hora de stromboli! E o melhor: é tranquilo de fazer, pode-se deixar a massa pré-prepara com bastante tempo de antecedência (mais sobre isso neste post) e é uma mão na roda em dias em que não há refeição pronta na geladeira. Sem contar que é irresistível e com diversas opções de sabor.

O QUE É & DE ONDE VEM O STROMBOLI?

Criado por ítalo-americanos, o stromboli é comumente servido em pizzarias e restaurantes italianos nos Estados Unidos. O Restaurante Romano’s Italian Restaurant & Pizzeria afirma ter sido o primeiro estabelecimento a usar o nome stromboli no ano de 1950, nos arredores da Filadélfia, Pensilvânia

Nada mais é que uma massa de pizza recheada, enrolada, assada e servida em fatias, da mesma forma que um pão enrolado.

Ele pode ser recheado com os mais diversos tipos de carnes embutidas fatiadas e a mussarela é o queijo comumente utilizado. Obviamente podemos usar e abusar das opções de recheios para deixa-lo do jeito que a gente quer!

É FÁCIL FAZER STROMBOLI?

Para aqueles que têm o mínimo de experiência na cozinha, sim, moleza!

Se você tem pouca ou zero experiência, o processo pode parecer intimidante. Mesmo assim, seguindo todo o passo a passo mostrado e ilustrado aqui e assistindo à vídeo-demonstração, não tem como não dar certo. 

O máximo que pode acontecer é seu stromboli sair torto ou com formato indesejado; mas não importa, vai ficar delicioso mesmo assim!

CONTE-ME SOBRE ESTA MASSA...

Faremos uma massa de pizza básica que leva apenas 6 ingredientes:

  • Água: traz umidade e ativa o glúten da farinha
  • Azeite: sabor, sabor e sabor; deixa também a massa mais úmida no centro
  • Farinha: glúten, estrutura e força
  • Fermento Biológico: cresce e relaxa a massa
  • Açúcar: ingrediente quase opcional aqui; serve para “alimentar” o fermento
  • Sal: realça os sabores e controla o desenvolvimento do fermento

Basta justar todos os ingredientes, misturar bem e depois sovar uns 10 minutinhos, super simples!

A SOVA É À MÃO OU NA PLANETÁRIA?

As duas formas dão super certo! Obviamente, se você tiver uma batedeira planetária (com o batedor gancho), use-a; elas sovam super bem e você mal precisa por a mão na massa.

Agora, diferentemente de massas de pão enriquecidas como o brioche, uma massa básica de pizza pode ser sovada à mão quase de olhos fechados; é só ir sovando em bancada enfarinhada, adicionando pequenas quantidades de farinha somente para que a massa não grude demasiadamente. Assim que estiver pouco pegajosa e elástica, está pronta. 

DICA: Apenas certifique-se de ter um raspador de bancada (cortador de massa) ou algo que sirva essa função, pois ajuda muito a manusear e descolar a massa da bancada durante a sova. Existem vários modelos, como o meu ou outros como este aqui.

QUANTOS DESCANSOS TEM ESTA MASSA?

Um. Unzinho só. Depois da sova, basta deixar a massa descansar por cerca de 1h (ou até dobrar de tamanho) e depois é só partir para o recheio.

Eu, particularmente, gosto de levar a massa à geladeira por uma meia horinha depois que ela dobra de tamanho para trabalhar com ela mais gelada, mas é absolutamente opcional.

RENDIMENTO DA MASSA:

Como mencionei acima, esta pizza enrolada é deliciosa e quando você vai ver, já acabou.

Por esse motivo—e para aproveitar o embalo—decidi calcular uma receita que rende massa para 2 strombolis. Sim, a quantidade de massa passada na receita abaixo está dobrada

Fazemos assim: misturamos os ingredientes, sovamos, deixamos descansar e então dividimos a massa ao meio; abrimos e recheamos uma metade, e a outra refrigeramos ou congelamos para uso posterior.

massa-cortada

Te prometo, vale a pena e o próximo stromboli dará pouquíssimo trabalho!

COMO REFRIGERAR OU CONGELAR A MASSA?

  1. Refrigerar: por até 2 dias, tanto a massa inteira quanto a segunda metade, tanto faz. Assim que ela crescer, é só murcha-la, embalar bem e deixar na geladeira. Ela, lentamente, vai crescer novamente; fique à vontade para murcha-la quantas vezes quiser durante o tempo de geladeira. Para utilizar é só tirar de lá e prosseguir com a receita.
  2. Congelar: por até 3 meses. Murche a massa e embale duas vezes no filme plástico ou então embale bem e coloque em um saco fecha-fácil. Para utilizar, basta descongelar em temperatura ambiente (não toma muito tempo) e, assim que amolecer, está pronta para uso. 

QUAL MOLHO É UTILIZADO?

Assim como a pizza, muito comumente o molho de tomate é o utilizado para strombolis. Fica uma delícia, só certifique-se de usar um molho que esteja meias seco pois muita umidade vai deixar o pão mais amolecido e molhado. 

Independentemente de qual escolher (caseiro ou industrial), reduza-o bem na panela antes de aplicar.

Outra opção maravilhosa—e a que passo aqui—é uma misturinha de alho picado e manteiga derretida; é simples, fácil, prático e tem toda aquela vibe pão de alho que eu tanto amo! Quem não ama???  🧄 🥖

PASSO A PASSO ILUSTRADO:

1. Adicione a água morna e o azeite à tigela de mistura.

2. Em seguida adicione a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. (Nota: não coloque o sal e o fermento um em cima do outro).

3. Na planetária ou à mão, misture tudo de uma vez para incorporar (1-2 minutos).

4. Na planetária com batedor gancho ou em uma bancada bem enfarinhada, sove a massa até que esteja pouco pegajosa e elástica (5-10 minutos).

5. Assim que estiver no ponto, boleie a massa com as mãos em cima da bancada.

6. Transfira a massa para uma tigela untada e unte o topo.

7. Cubra e deixe a massa crescer por cerca de 1h ou até que dobre de tamanho.

8. Transfira para a bancada e divida a massa ao meio .

9. Abra um retângulo de aproximadamente 40x25cm (LxA).

10. Misture a manteiga com o alho picado e pincele sobre toda a massa.

11. Deixando 2 dedos de borda nas laterais e 3 dedos no topo, faça camadas alternadas com todo o recheio que for utilizar.

12. Misture o ovo com o leite (pincelagem) e pincele as bordas deixadas sem recheio.

13. Começando pelo lado inferior, comece a enrolar a massa, trazendo as bordas laterais para dentro, até chegar no topo; deixe o lado onde as pontas se encontram para baixo.

14. Transfira para a assadeira preparada e faça a pincelagem sobre toda a superfície do stromboli. Faça algumas incisões no topo com faca afiada.

15. Se quiser dar um look bacana, polvilhe oregano sobre todo o enrolado antes de levar ao forno.

16. Asse em forno pré-aquecido a 200˚C por cerca de 25 minutos ou até que esteja corado e bonito. Deixe esfriar cerca de 10 minutos e sirva!

DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:

  • Quando for adicionar os ingredientes secos à tigela, tenha cuidado de não colocar o sal e o fermento em contato direto e deixa-los ali parados; se você amontoa-los e logo começar a misturar, não haverá problema. Já se ficarem em contato direto por tempo mais longo, o sal pode romper e danificar as células do fermento. Como forma preventiva, tenha o sempre hábito de deixa-los separados. Distanciamento social para os dois. 😷
  • A água morna e o açúcar ajudam o fermento a se desenvolver mais rapidamente. Usar água fria também funciona, mas a massa demora mais para crescer. Água morna é de 30 a 40˚C; mais que isso e o fermento morre.
  • Local ideal para crescimento de massa: morninho e sem correntes de ar. No verão, eu simplesmente tampo a tigela e deixo em um cantinho, ou dentro do microondas. Já no inverno, com  temperaturas abaixo de 20 graus, eu gosto de acender a luz interna do meu forno e colocar a tigela lá dentro; parece bobeira, mas a luz já ajuda a deixar o forno menos gelado. Em dias muito frios, eu ligo meu forno em temperatura máxima por 30 segundos para quebrar o gelo, desligo e então coloco minha tigela. Em cima da geladeira é um ótimo local tbm, sempre morinho.

VÍDEO-DEMONSTRAÇÃO COMPLETA

PERGUNTINHAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA?

Cerca de 5 dias, bem embalado e na geladeira.

POSSO CONGELAR?

Sim. Veja notas abaixo.

Stromboli (Pizza Enrolada)

Relativamente simples de fazer e muito saboroso, este Stromboli vai te deixar com vontade de quero mais! Por isso, a receita da massa é para duas unidades (a do recheio apenas uma). A segunda metade da massa pode ser refrigerada ou congelada para uso posterior. Para cada Stromboli que for fazer, utilize a quantidade indicada abaixo de recheio.
Tempo de Preparo 40 minutes
Tempo de Cocção 25 minutes
Tempo de Descanso 1 hour
Tempo Total 2 hours 5 minutes
Fernando Marino

Equipamento

  • Assadeira larga e baixa (mínimo 40cm de largura)

Ingredientes 

Massa (p/ 2 Strombolis)

  • 300ml/g (1¼ Xíc.) Água morna
  • 30ml (2 Col. Sopa) Azeite extra virgem
  • 455g (3½ Xíc.) Farinha de Trigo
  • 5g (½ Sachê ou ½ Col. Sopa quase cheia) Fermento Biológio Seco
  • 4g (1 Col. Chá) Sal
  • 12g (1 Col. Sopa) Açúcar Refinado

Recheio (p/ 1 Stromboli)

  • 20g (1½ Col. Sopa) Manteiga (qualquer tipo) derretida
  • 1 dente Alho picadinho
  • A gosto Ervas frescas e/ou secas
  • 250g Carne Embutida (frios) qualquer tipo, em fatias finas
  • 200g Queijo em fatias finas
  • 30g (¼ Xíc.) Azeitona sem caroço e fatiada

Pincelagem & Finalização

  • 1 Unid. (50g) Ovo
  • 15ml (1 Col. Sopa) Leite qualquer tipo
  • A gosto Oregano

Modo de Preparo

Massa

  • Em uma tigela de mistura, adicione a água morna e o azeite e então adicione a farinha, o fermento, o sal e o açúcar.
  • Sova na batedeira planetária: utilize o batedor gancho e misture/sove por cerca de 5 minutos ou até que a massa esteja elástica, adicionando pequenas quantidades de farinha caso a massa esteja excessivamente pegajosa e começando a descolar das laterais da tigela.
    Sova à mão: misture todos os ingredientes muito bem com uma colher de pau (1-2 minutos) e transfira para uma bancada enfarinhada; sove de 5 a 10 minutos, colocando farinha somente para que a massa não grude excessivamente. Forme uma bola e cutuque o centro com um dedo: se a massa voltar e estiver elástica, está pronta. Se a ela não recuar, sove mais um pouco.
  • Boleie a massa, unte uma tigela com um pouco de óleo, coloque-a lá dentro e unte o topo também. Cubra a tigela e coloque em um local morno e sem correntes e dar (dentro de um forno desligado com a luz interna acesa é um ótimo lugar em dias frios) e deixe a massa crescer até pelo menos dobrar de tamanho, cerca de 1 hora.
  • Opcional: Depois que a massa cresce, eu gosto de leva-la à geladeira por uma meia hora para que fique gelada e facilite um pouco a trabalhar; este passo (refrigeração) é totalmente opcional. Ver notas abaixo.
  • Pre-aqueça o forno a 200°C. Forre a assadeira com papel manteiga e unte o papel levemente. (Se o papel for antiaderente, não é necessário).
  • Murche a massa com os dedos e leve a uma bancada bem enfarinhada. Divida a massa em duas partes iguais, embalando bem uma delas e reservando para uso posterior. Veja notas abaixo.
  • Com as pontas dos dedos e/ou um rolo de massa, abra um retângulo de aproximadamente 40x25cm (largura x altura) e de espessura o mais uniforme possível. Se a massa estiver muito elástica, repuxando e dando trabalho para abrir, cubra-a com um pano limpo e seco, deixando descansar por cerca de 10 minutos. Dessa forma, o glúten vai relaxar um pouco e facilitar o processo.
  • Misture a manteiga derretida com o dente de alho picado e, com o auxílio de um pincel, espalhe a mistura sobre toda a superfície de massa. Adicione agora as ervas que for usar.
  • Deixando bordas de aproximadamente 2 dedos nas laterais e 3 dedos no topo da massa, faça disponha em camadas os frios, o queijo e a azeitona sobre a massa. Veja foto no passo a passo ilustrado acima caso precise.
  • Para a pincelagem, misture o ovo e o leite em uma tigelinha e pincele a mistura sobre bordas que deixamos sem recheio.
  • Começando pelo lado de baixo, comece a enrolar a massa para cima como para formar um rocambole trazendo as laterais para dentro conforme você enrola a massa (veja como fazer este processo na vídeo-demonstração acima caso necessite) deixando a parte da "costura" para baixo.
  • Transfira para a assadeira preparada e passa a pincelagem sobre todo o stromboli. Faça algumas incisões sobre o topo e polvilhe oregano para dar um look especial. (Neste momento, o stromboli pode ser mantido em geladeira de 6 a 8 horas antes de ser assado).
  • Asse por cerca de 25 minutos ou até que esteja bem dourado e borbulhando pelas incisões.
  • Retire do forno e deixe esfriar ainda na assadeira por cerca de 10 minutos.
  • Fatie e sirva!

Notas

  • Refrigeração: gosto de levar a massa à geladeira depois que ela cresce para facilitar um pouco seu manuseio, mas é opcional. Agora, caso queira preparar a massa com alguma antecedência, ela pode ser refrigerada por até 2 dias depois que cresce/dobra de tamanho; nesse caso, assim que ela crescer, murche-a com os dedos ou uma espátula, tampe a tigela e a mantenha refrigerada. Sinta-se à vontade para murcha-la quantas vezes achar necessário durante o tempo de geladeira. O stromboli montado pode ser refrigerado por até 8 horas antes de ser assado.
  • Congelamento: a massa que não for usada pode ser congelada por até 3 meses. Descongele na geladeira ou temperatura ambiente. Assim que amolecer, está pronta para uso. O stromboli montado por ser congelado por até 3 meses também. Embale bem e cuidadosamente para manter seu frescor e mantenha no freezer. Descongele em temperatura ambiente e, quando pronto, asse-o como indicado.
  • Carne/Frios: utilize o que achar mais gostoso e prefira fatias mais finas.
  • Opções vegetarianas: para opções sem carne, utilize vegetais refogados como brócolis, pimentões, cebola etc., ou até mesmo cogumelos, mas remova o excesso de umidade com um papel toalha após refoga-los. 

Produtos Recomendados

Compartilhe esta Receita

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Posts Relacionados

Hola, que tal?

Fernando Marino

Fanático pelo mundo dos bolos, apaixonado por audiovisual, tecnologia, doguinhos e a língua inglesa.

Meu objetivo é transmitir confiança na cozinha através de receitas testadas com linguagem informal, simples e eficaz para que todos tenham sucesso na cozinha sempre!

Top 4

SIGA-NOS

BUSCAR