Torta de Nozes (Pecan Pie)

Este post pode conter links afiliados. Leia nossa política de privacidade para saber mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on email

Se palavras pudessem descrever o quanto a Torta Pecan Pie é deliciosa, uma simples frase daria conta de compor este post. Sério, esta receita está seguramente no meu Top 5 de todas as sobremesas da vida. Se nunca fez, mas viciar com certeza. E o melhor, moleza de preparar!

torta de nozes

QUAL A ORIGEM DA PECAN PIE?

A Pecan Pie é uma criação americana, o que faz muito sentido, visto que a noz pecan é nativa da América do Norte. 

As pecans eram cultivadas ao longo das águas do Rio Mississipi e, após a Guerra Civil, desenvolvedores comerciais trouxeram algumas variedades para o cultivo no estado da Georgia (responsável atualmente pelo cultivo principal da noz)

Árvores de noz pecan começaram também a serem cultivadas no estado de Luisiana. O nome pecan deriva do francês pacane, que por sua vez tem origem na palavra algonquina para “noz”. Isso ajuda a explica o fato de alguns acreditarem que os franceses inventaram a Pecan Pie ao chegarem em Nova Orleans.

As primeiras receitas começaram a aparecer em livros de culinária do Texas no final do século XIX, mas só lá pela década de 20 foi que a torta começou a se popularizar pelo país, quando o produtor do xarope Karo começou a publicar receitas impressas nas latas do produto. A ampla distribuição do xarope de milho levou a Pecan pie às massas, que adorou a receita também por sua simplicidade de preparo. E sim, esta torta é moleza de fazer!

COMO FAZER A PECAN PIE?

Basta fazer a massa podre (pâte brisée), colocar no refratário, colocar as nozes pecan dentro, misturar os ingredientes do recheio, despejar por cima e assar. Sério, é bem simples mesmo.

Se você nunca fez uma massa de torta, talvez essa parte possa ser um pouco desafiadora, mas mesmo assim, é absolutamente possível de ser feita por um iniciante se todas as instruções e dicas forem seguidas (veja todas as dicas abaixo). Cozinha muito quente é o que mais dificulta o processo, então lembre-se disso.

E depois de pronta, tente deixar ela esfriar completamente, algumas horas mesmo, para que a fatia saia lindona e intacta. Fatiar a torta quente fazer com que o pedaço saia todo molenga. É delicioso também, mas um pedaço de torta firme sempre tem uma aparência mais bacana, olha só:

POSSO FAZER A MASSA SEM PROCESSADOR?

Sim, definitivamente! Embora o processador seja muito prático nessa missão, a massa podre pode ser feita à mãos, com as pontas dos dedos, ou com um garfo, ou duas facas, e por aí vai. A ideia é cortar a manteiga (gelada!) na farinha, a fim de fazer uma farofa/areia grossa. A quente quer a manteiga em pedaços distribuída pela farinha. 

Não queremos que a manteiga derreta e se unifique na massa. São esses pedacinhos espalhados que, ao se expandirem no forno pela evaporação da água na manteiga, criam a textura “folhada” e quebradiça da massa podre. Por isso, evite fazer essa massa se sua cozinha estiver muito quente.

POSSO SUBSTITUIR A NOZ PECAN POR MARIPOSA?

Apesar de funcionar, a receita vai ser descaracterizada. A noz pecan tem o sabor mais docinho e bem peculiar, e fica espetacular neste preparo. Procure manter a receita dessa forma. E lembre-se que você pode comprar ingredientes na Ingredientes Online com até 15% de desconto usando o cupom DESCONTOBAFONICO. Seus produtos são fresquinhos. emaravilhosos, a gente ama!

Agora, se quiser muito substituir, use a mesma quantidade (200g)!

Produtos Que Utilizei Nesta Receita

DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!

Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷

Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️

PASSO A PASSO ILUSTRADO:

DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:

  • A massa da torta pode ser preparada e mantida na geladeira (antes de ser aberta no rolo) por até 3 dias. Isso é bacana pois você pode se preparar com antecedência, diluir o trabalho e se organizar melhor.
  • Procure trabalhar com a massa (abri-la para dispor no refratário) quando a temperatura na sua cozinha não estiver muito elevada. Temperaturas acima de 25˚C dificultam o processo, fazendo a massa (já aberta e fina) ser mais difícil de ser manipulada, afetando também na textura final da torta.
  • O processador facilita bastante o processo, permitindo com que a massa seja feita em questão de minutos. Caso não tenha, ela pode ser feita à mão (mostro neste vídeo aqui) com os dedos ou com um pastry blender, utensílio específico para isso.
  • Pique a manteiga da massa e coloque-a no freezer por cerca de 15 minutos ants de começar. Precisamos dela bem gelada e dura para conseguirmos “corta-la” na farinha de forma eficiente, lembrando que não queremos que a manteiga derreta na massa em momento nenhum.
  • Tanto o xarope de milho (tipo Karo) quanto a glucose de confeitaria funcionam aqui, mesma quantidade. Se for usar a glucose, aumente o açúcar mascavo para 150g.
  • Apesar de funcionar, procure não substituir a noz pecan pela mariposa. 

VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA

PERGUNTINHAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA?

De 5 a 7 dias, sob refrigeração, bem embalada.

POSSO CONGELAR ESTA TORTA BAFÔNICA?

Pode sim, muito bem embalada em filme plástico e/ou alumínio e dura de 2 a 3 meses. A massa pode perder a crocância.

Pecan Pie (Torta de Noz Pecan)

Um clássico no Dia de Ação de Graças e a cara do Natal, a torta Pecan Pie é moleza de fazer e tão gostosa que não tem nem como por em palavras. Procure não substituir a pecan por noz mariposa.
Tempo de Preparo 20 minutes
Tempo de Cocção 1 hour
Descanso de Massa 1 hour
Tempo Total 2 hours 20 minutes
Rendimento8 fatias
Fernando Marino

Equipamento

  • 1 refratário de torta redondo (22x4,5cm)
  • 1 processador (útil mas não obrigatório)

Ingredientes 

Massa (Pâte Brisée)

  • 175g (1⅓ Xíc.) Farinha de Trigo
  • 15g (1 Col. Sopa) Açúcar Refinado
  • ½ Col. Chá (2g) Sal
  • 115g (½ Xíc.) Manteiga s/ Sal bem gelada e em cubos (ver notas)
  • 60ml (¼ Xíc.) Água bem gelada

Recheio

  • 200g (2 Xíc.) Noz Pecan inteiras ou picadas grosseiramente
  • 60g (¼ Xíc.) Manteiga s/ Sal
  • ½ Col. Chá (2g) Sal
  • 1 Col. Chá Canela em Pó opcional
  • 125g (½ Xíc. + 2 Col. Sopa) Açúcar Mascavo
  • 320g (1 Xíc.) Xarope ou Glucose de Milho (ver notas)
  • 3 Unid. (150g) Ovos grandes em temperatura ambiente
  • 1 Unid. Raspas de Limão opcional
  • 1-2 Col. Chá Extrato de Baunilha

Modo de Preparo

Massa

  • Em um processador, junte a farinha, o açúcar e o sal e processe/misture bem. Junte a manteiga gelada e pulse até formar uma farofa grossa. (Nota: veja como fazer este processo à mão nesta receita aqui.)
  • Junte a água gelada e pulse novamente somente até que a farofa comece a queer formar uma bola. (Nota: pode ser que você precise de um pouco a menos ou a mais de água, então adicione aos poucos.)
  • Transfira para a bancada e forme uma bola com a massa, sovando-a brevemente somente para unificar. Achate a bola para começar a formar um disco. Coloque sobre dois pedaços de plástico filme e, com um rolo de abrir massas, finalize de formar o disco. Leve à geladeira de 30 a 60 minutos ou até 3 dias.
  • Retire da geladeira, enfarinhe a bancada e abra a massa em um círculo de aproximadamente 30 cm. Enrole a massa delicadamente no rolo de abrir e transfira para o refratário. Assente a massa delicadamente, sem puxa-la e enrole os excessos da borda para dentro, formando um "lábio" ao redor de toda a fôrma. Cubra com plástico e leve à geladeira ou ao freezer para firmar bem.

Recheio

  • Em uma panela pequena, junte a manteiga, a canela, o sal e o açúcar mascavo e comece a derreter misturando constantemente. Adicione o xarope de milho e misture rapidamente ainda no fogo para homogeneizar e retire imediatamente.
  • Adicione os ovos, um a um, misturando bem a cada adição.
  • Retire a massa da torta da geladeira e despeje as nozes no centro e espalhe bem. Despeje a calda de uma vez só e espalhe para homogeneizar, se necessário. Transfira o refratário para uma assadeira baixa. Cubra a torta e leve à geladeira ou freezer.
  • Pré-aqueça o forno a 180˚C.

Finalização

  • Retire o filme plástico e asse a torta por cerca de 60 minutos, podendo ser um pouco a mais ou a menos, dependendo do seu forno. O teste do palito deve sair limpo porém com leve umidade. Deixe esfriar completamente (pelo men os 2 horas) antes de fatiar.

Notas

  • Manteiga s/ Sal: aqui nesta receita, se você quiser usar manteiga com sal, tanto na massa quanto no recheio, é possível, basta omitir o sal pedido na massa e/ou recheio.
  • Xarope ou Glucose de Milho: eu utilizo o xarope de milho (tipo Karo) nesta receita, aquele encontrado com facilidade nos mercados comuns. Ele é mais líquido e mais doce do que a glucose de confeitaria, aquela encontrada em lojas especializadas. Ambos podem ser utilizados na receita, se optar pela glucose, recomendo aumentar o açúcar mascavo para 150g (¾ Xíc.) e prosseguir normalmente.

Produtos Recomendados

Compartilhe esta Receita

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Posts Relacionados

Hola, que tal?

Fernando Marino

Fanático pelo mundo dos bolos, apaixonado por audiovisual, tecnologia, doguinhos e a língua inglesa.

Meu objetivo é transmitir confiança na cozinha através de receitas testadas com linguagem informal, simples e eficaz para que todos tenham sucesso na cozinha sempre!

Top 4

SIGA-NOS

BUSCAR