Linda, maravilhosa, com biscoito caseiro, sem leite condensado, sem gelatina e toda bafônica, esta Torta Holandesa 100% Caseira está tão gostosa que vai acabar com a sua dieta na primeira mordida. Depois não diga que não avisei 😉
Apesar do nome, a torta holandesa é bem brasileira e foi criada pela também brasileira Silvia Leite em 1990 quando era proprietária de um estabelecimento chamado Café Bruges, no centro de Campinas.
A receita original leva manteiga, açúcar, gemas, creme de leite enlatado, essência de baunilha, biscoitos Maria e Calipso, leite e achocolatado, mas hoje em dia existem várias versões por aí, inclusive com leite condensado, gelatina e chocolate branco.
E o nome surgiu em homenagem que Silvia resolveu fazer a seus patões holandeses quando trabalhou para eles na Inglaterra. Quer conferir a história completa dessa receita? Veja aqui neste site!
COMPOSIÇÃO DESTA RECEITA:
A torta holandesa é uma sobremesa fria e que não vai ao forno. A versão original conta com um creme de gemas cruas e creme de leite enlatado, sem nenhum cozimento. O creme desta receita leva gemas também mas o cozinhamos junto com creme de leite fresco em banho-maria ou na panela (mais detalhes abaixo!).
Outro ingrediente aqui é o chocolate branco, que é essencialmente composto de açúcar e manteiga de cacau. O açúcar traz praticamente todo o dulçor para a nossa sobremesa e a manteiga de cacau confere riqueza e estrutura à torta. São 400g. Procure sempre utilizar chocolate nobre, aquele que contém manteiga de cacau. Se seu chocolate vier em barra, será necessário pica-lo. Eu utilizo este aqui, que já vem em gotas, tem um custo benefício ótimo e é de qualidade.
Já aproveita e faz o lindo Bolo de Chocolate Branco!
Para a cobertura, em vez de achocolatado, vamos fazer uma deliciosa ganache com chocolate nobre meio-amargo (pode ser ao leite também, se preferir). Aqui, qualquer creme de leite funciona, mas o fresco deixa qualquer prato mais gostoso! Não tem creme de leite fresco na sua região? Faça a substituição usando nata e leite integral; veja como aqui.
E, como esta torta é 100% caseira, utilizei a massa do Biscoito Calipso para fazer a base da torta e o biscoito banhado para decorar as laterais. Não tenho absolutamente nada contra usar a calipso industrializada na decoração, ela é gostosa! Mas eu amo sobremesas totalmente artesanais… ficam super especiais e enchem meu coração de alegria! E olha que lindos os biscoitos:
COMO PREPARAR O RECHEIO?
Há duas opções: banho-maria (recomendado) ou diretamente na panela em fogo baixo.
Em banho-maria, o tempo de cocção fica na média de 15 minutos, enquanto que na panela em 5 minutos está pronto.
A diferença é que, como o creme leva gemas, o banho-maria é o método mais seguro pois o calor é mais brando e gradual, ao contrário da panela. Ambos funcionam mas se for fazer direto no fogo, mantenha a chama sempre baixa e não pare de misturar com um fouet nem por um segundo. Pode ser que fique com o aspecto um pouco talhado ao sair do fogo, mas quando o chocolate branco é adicionado, a mistura volta a ficar lisa. Isso não acontece com o método banho-maria. Fica a critério!
DICA DE CONSUMO & SABOR
Esta torta é viciante. Estou escrevendo este post e degustando uma fatia da que fiz semana passada (continua deliciosa!).
Esta é uma torta firme e consistente devido à manteiga de cacau e a manteiga comum. Direto da geladeira, ela fica bem firme e geladinha; se deixa-la em temperatura ambiente alguns minutinhos, ela amolece levemente sem perder sua estrutura e também fica uma delícia. Olha que lindona:
Vale ressaltar que, apesar de a quantidade de chocolate branco ser alta, o sabor final fica neutro, amanteigado, docinho, “baunilhado” e maravilhoso! Falando em baunilha, procure usar um bom extrato ou pasta de baunilha e não essência.
Produtos Que Utilizei Nesta Receita
DESCONTO EM INGREDIENTES? TEMOS!
Nossa parceira, a Ingredientes Online é uma loja virtual bem bacana que entrega em todo o Brasil. Eles oferecem de um tudo: de chocolates, a farinhas, nozes, açúcares, frutas secas, favas de baunilha de Madagascar com preço super competitivo, entre muitas outras coisas. 🌷
Utilize nosso cupom DESCONTOBAFONICO e tenha até 10% de desconto no carrinho! 🛒❤️
PASSO A PASSO ILUSTRADO:
DICAS BAFÔNICAS DE SUCESSO:
- Peço 40g de manteiga para fazer a base mas, dependendo do biscoito que usar, você pode precisar de um pouco menos ou mais. Adicione quase toda essa quantidade e veja se fica no ponto. Se precisar de mais, adicione aos poucos. O biscoito industrializado costuma ser mais seco do que o caseiro, então ajuste de acordo.
- Prefira fazer o creme pelo método banho-maria. Demora um pouco mais mas garante um resultado mais bacana!
- Recomendo untar e forrar a fôrma com papel manteiga mas forrar é opcional. Faço isso para desenformar de maneira mais bonita.
- Se você quiser colocar os biscoitos na fôrma antes de adicionar o creme, tudo bem. Eu prefiro deixa-los para o final para obter um visual mais limpo.
- Use o tempo de refrigeração apenas como guia; adicione a ganache já amornada apenas quando o creme já estiver firme.
- O conhaque é opcional mas dá um toque bacana. O gosto não fica super presente mas “tempera” bem o doce! É possível dobrar a quantidade e colocar 2 colheres de sopa; aí o sabor ficará bem distinto; deixará a torta um pouco menos consistente mas bem cremosa, para comer de joelhos!
- Uma receita do Biscoito Calipso Caseiro dá e sobra.
VÍDEO DEMONSTRAÇÃO COMPLETA
PERGUNTINHAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DURA?
Pelo menos uma semana, bem tampada e sob refrigeração.
POSSO CONGELAR ESTA TORTA BAFÔNICA?
Em último caso sim, mas não recomendo por conta do creme de leite e gemas.
Torta Holandesa 100% Caseira
Equipamento
- Fôrma (22cm) Aro ou Fundo Removível
- Processador ou Liquidificador
- Batedeira (qualquer tipo)
Ingredientes
Base
- 150g (21 Unid.) Biscoito Calipso Caseiro (ver notas)
- 40g (3 Col. Sopa) Manteiga derretida (ver notas)
Recheio
- 240ml/g (1 Xíc.) Creme de Leite Fresco (ver notas)
- 60ml/g (¼ Xíc.) Leite Integral
- 6 Unid. (100g) Gemas
- 25g (2 Col. Sopa) Açúcar Refinado
- ½ Col. Chá (2g) Sal
- 400g (2¼ Xíc.) Chocolate Branco picado
- 100g (½ Tablete) Manteiga s/ Sal em cubos e em temperatura ambiente
- 1 Col. Chá (5ml) Extrato de Baunilha
- 1 Col. Sopa (15ml) Conhaque opcional
Ganache
- 260g (2½ Xíc.) Chocolate Meio-Amargo picado
- 200ml (200g) Creme de Leite (ver notas)
Finalização
- 12-14 Unid. Biscoito Calipso caseiro ou industrializado
Modo de Preparo
Base
- No liquidificador ou processador, triture os biscoitos até que fiquem bem finos.
- Transfira para uma tigela larga, adicione a manteiga derretida e misture para formar uma farofa com aspecto de areia molhada. (Nota: se estiver usando biscoito maizena, talvez seja necessário um pouco a mais de manteiga derretida.)
- Unte e forre a base e as laterais da fôrma com papel manteiga. Despeje a farofa de biscoito dentro dela e, com cuidado, espalhe e forme uma camada lisa e reta de biscoito na base da fôrma. Leve à geladeira.
Recheio
- Faça um banho-maria: coloque água no fundo de uma panela, levante fervura e mantenha em fogo médio.
- Em uma tigela de vidro ou inox junte o creme de leite fresco, o leite, as gemas, o açúcar e o sal e misture com um fouet para incorporar. Encaixe a tigela em cima da panela com água fervente (a água não pode encostar no fundo da tigela!) e misture constantemente com um fouet até o creme espessar bem, de 15 a 20 minutos. (Nota: esse processo pode ser feito diretamente na panela; veja detalhes no post acima.)
- Retire do banho-maria e acrescente o chocolate branco picado. Comece a misturar delicadamente. Conforme o chocolate se derrete, comece a misturar com mais vigor e mexa até que o creme esteja homogêneo.
- Leve o creme para a batedeira e, em velocidade média baixa, adicione a manteiga, pedaço por pedaço, e vá misturando apenas até que ela se incorpore.
- Adicione a baunilha e o conhaque (se for utilizar) e incorpore.
- Retire a fôrma da geladeira e despeje o creme sobre a base de biscoitos. Nivele o topo com as costas de uma colher e retorne à geladeira. Deixe sob refrigeração até o creme firmar bem, cerca de 2 horas e meia.
Ganache
- Em uma tigela média, misture o chocolate com o creme de leite e, em banho-maria ou microondas parando de 20 em 20 segundos para mexer, derreta e incorpore os dois ingredientes até formar uma ganche homogênea e brilhante. Deixe amornar de 5 a 10 minutos.
Finalização
- Retire a torta da geladeira, certifique-se que o recheio já está firme e despeje a ganache amornada sobre ele. Balance a forma em cima da bancada de um lado pro outro rapidamente para nivelar a ganache e leve à geladeira para que tudo fique bem firme e gelado, cerca de 2 horas e meia.
- Remova o aro da fôrma e descole o papel manteiga das laterais. "Cole" de 12 a 14 biscoitos calipso ao redor da torta, fatie e sirva!
Notas
- Biscoito Calipso: para a base desta torta eu utilizo o biscoito calipso caseiro sem o chocolate; caso prefira fazer com o tradicional biscoito maizena, basta substituir pela mesma quantidade, 150g.
- Manteiga p/ Base: se utilizar o biscoito maizena, talvez seja necessário um pouco a mais de manteiga derretida, então tenha um pouco mais que 40g para garantir. Neste caso, se quiser usar manteiga com sal, tudo bem.
- Creme de Leite Fresco: para o recheio, não recomendo utilizar creme de leite de caixinha ou lata. Caso não tenha acesso ao fresco, faça a substituição usando nata e leite integral, veja como aqui.
- Creme de Leite da Ganache: aqui qualquer tipo de creme de leite funciona, mas o fresco sempre produz uma ganache mais bonita e gostosa.