Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the astra-sites domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. Translation loading for the astra domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114 Bolo Gelado de Coco (Toalha Felpuda) - Bolos Bafônicos
Super fácil de fazer e um clássico brasileiro, o bolo gelado de coco é fofo, bastante úmido, cheio de sabor e com muita memória afetiva. Como resistir a um pedaço, embrulhado em papel alumínio e geladinho?
Tempo de Preparo 15minutes
Tempo de Cocção 25minutes
Refrigeração 2hours
Tempo Total 2hours40minutes
Rendimento18pedaços
Fernando Marino
Equipamento
Fôrma Retangular (33x23x5cm) de alumínio ou vidro
Batedeira (qualquer tipo)
Ingredientes
Massa
200g(1½ Xíc.)Farinha de Trigo
¾ Col. Chá(3g)Fermento em Pó
½ Col. Chá (2g)Sal
160ml(⅔ Xíc.)Leite Integralem temperatura ambiente
60ml(¼ Xíc.)Leite de Cocoem temperatura ambiente (ver notas)
¼ Col. CháExtrato de Baunilhaopcional
4 Unid.(200g)Ovos grandes (separados)em temperatura ambiente (ver notas)
¼ Col. Chá(1g)Cremor de Tártaro ou Vinagre/Limãoopcional
200g(1 Xíc.)Açúcar Refinado
Calda
1 Unid.(395g)Leite Condensado
200ml(1 Unid.)Leite de Coco
200ml(200g)Leite Integral
¼ Col. CháExtrato de Baunilha
Finalização
150gCoco Ralado qualquer tipo
Modo de Preparo
Massa
Unte e enfarinhe uma fôrma retangular (vidro ou metal) de aproximadamente 33x23cm e reserve. Pre-aqueça o forno a 180°C.
Em uma tigela, misture muito bem a farinha, o fermento e o sal e reserve.
Em outro recipiente, junte o leite, o leite de coco e a baunilha (se for utilizar) e reserve.
Certifique-se que a tigela e os batedores da batedeira estão limpos e livres de quaisquer traços de gordura. Bata as 4 claras e o cremor de tártaro (se for utilizar) em velocidade média-baixa até que comecem a espumar.
Aumente para velocidade média-alta e, gradualmente, adicione todo o açúcar e continue a bater até que vire um merengue bem brilhante, fofo e volumoso.
Continue batendo e adicione as gemas, uma por uma, misturando para incorporar a cada adição.
Retire a tigela da batedeira. Peneire ⅓ da mistura de secos sobre o merengue e adicione também metade da mistura de líquidos. Com o auxílio de um fouet ou espátula de silicone larga, comece a misturar delicadamente fazendo movimentos de baixo para cima, tentando manter a aeração da massa o máximo possível. Peneire mais ⅓ da farinha, adicione o resto do leite e repita o processo de mistura. Por fim, adicione o último terço da farinha e continue misturando até tudo se incorporar. Não misture demais.
Despeje a massa na fôrma já preparada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos. Chegando perto dessa marca, faça o teste do palito. Assim que sair seco, está pronto.
Calda
Imediatamente assim que sair do forno, faça furos com um palitinho sobre toda a superfície do bolo e corte-o em 12, 15 ou 18 pedaços - (eu cortei em 18).
Em um copo medidor grande ou caneca, misture bem todos os ingredientes da calda.
Lenta e gradualmente, despeje toda a calda sobre o bolo ainda quente, passando sobre cada fatia de 3 a 4 vezes.
Cubra a fôrma com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro.
Finalização
Coloque o coco ralado em um prato raso e passe cada fatia de bolo nele, como se estivesse empanando.
Enrole cada fatia em um pedaço retangular de papel alumínio. Se preferir, o bolo pode ser mantido na fôrma e somente polvilhado com o coco ralado. De qualquer forma, mantenha-o na geladeira.
Notas
Como vimos acima, eu super recomendo a utilização do leite de coco caseiro, mas a versão industrializada, embora menos econômica e natural, é sim mais prática. Cada vidro de leite de coco contém 200ml, que é a quantidade que peço para a calda. Note que peço também 60ml de leite de coco para a massa. Caso você esteja utilizando a versão de supermercado e não queira comprar um vidro extra só para a massa, tudo bem, é só substituir pela mesma quantidade de leite integral, utilizando então um total de 220ml de leite para fazer o bolo.
Separe as claras das gemas quando os ovos estiverem ainda gelados; é muito mais fácil dessa forma e as gemas não quebram. Lembre-se que precisamos de claras sem nenhum rastro de gema ou outra gordura para bater o merengue. Cubra os dois potinhos separados e deixe que cheguem à temperatura ambiente antes de iniciar.
Durante a fase de pesquisas e testes deste bolo, notei que há variações na quantidade de calda. Muitas delas levam quantidade bastante elevada de leite, o que acaba por tornar o bolo um pouco encharcado e menos docinho. 200ml foi a quantidade que mais gostei, pois não fica nem demasiadamente úmido e nem seco. Caso prefira um bolo mais molhadão (aqui em casa achamos excessivo!), a quantidade de leite pode ser aumentada para até o dobro (400ml/g).