Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the astra-sites domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. Translation loading for the astra domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114 Sorvete Caseiro (100% Natural) - Bolos Bafônicos
Feito apenas com ingredientes comuns da cozinha caseira e sem a necessidade de equipamentos especiais, este sorvete 100% caseiro e natural é perfeito para quem não tem nenhuma experiência na cozinha e o resultado final é de surpreender!
Tempo de Preparo 2hours20minutes
Tempo de Cocção 5minutes
Tempo de Congelamento 6hours
Tempo Total 8hours25minutes
Rendimento600g
Fernando Marino
Equipamento
2 tigelas de tamanhos diferentes
1 batedeira de mão ou batedor de arame (fouet)
1 panela média
1 peneira
1 pano de prato limpo
Ingredientes
Mistura para Sorvete
240ml(1 Xíc.)Leite Integral
240ml(1 Xíc.)Creme de Leite Frescover notas
100g(½ Xíc.)Açúcar Refinado
4 Unid.(75g)Gemas
Pitada(1g)Sal
½ Unid.Fava de Baunilhaver notas
Banho-Maria Gelado
(Quanto Basta)Gelover notas
(Quanto Basta)Águafria
100g(⅓ Xíc.)Salcomum
Modo de Preparo
Em uma panela média, junte o leite, o creme de leite fresco, o açúcar, o sal e as as gemas e misture bem. (Nota: não deixe de misturar bem assim que juntar tudo na panela; em contato direto, o açúcar "cozinha" as gemas, formando grumos indesejados.)
Se for usar a fava de baunilha, corte-a ao meio, raspe todas as sementes internas com uma faca e adicione (as sementes e a casca) à panela.
Em fogo médio-baixo e mexendo constantemente, cozinhe a mistura até que fique mais espessa e consiga cobrir as costas de uma colher (5 a 10 minutos) ou até que atinja temperaturas entre 70˚C e 80˚C. Não deixe ferver!
Retire do fogo e, sem tampar, deixe esfriar de 20 a 30 minutos. Alternativamente, deixe esfriar completamente (também sem tampar) e então cubra e leve à geladeira por até 24h.
Encha uma tigela grande até a metade com gelo, adicione água fria (quanto basta) e junte o sal; misture bem.
Coloque uma tigela menor no centro da maior, certificando-se que a água com gelo consegue envolver pelo menos metade da tigela de cima. Se necessário, adicione ou remova água da mistura de gelo.
Sobre a tigela de cima, peneire toda a mistura de sorvete.
Se a mistura ainda estiver morna, mexa-a com uma espátula por alguns minutos até que esteja gelada; o banho-maria invertido fará isso acontecer rapidamente.
Adicione o extrato de baunilha, se for utilizar, e, com uma batedeira de mão em velocidade média-baixa ou um fouet, bata constantemente de 5 a 10 minutos.
Cubra as tigelas (grande e pequena) da maneira que estão e leve-as ao congelador por 30 minutos. Passado esse tempo, volte-as para a bancada e bata a mistura por cerca de 2 minutos. Repita esse processo cerca de 4 vezes ou até que a mistura esteja bem espessa e bem gelada.
Retire a tigela pequena de dentro da tigela grande, descarte o banho-maria, cubra a tigela que contém a mistura de sorvete e leve ao congelador por cerca de 6 horas ou até que esteja completamente congelado. Se preferir, transfira a mistura para outro recipiente antes de congelar.
Notas
Baunilha: utilizar a fava é muito bacana pois, além do sabor intenso e natural que ela dá, suas sementes dão um look todo elegante e especial à preparação. Após peneirar o creme, retire a fava, lave-a sob água corrente, seque-a com um papel toalha e a coloque dentro de seu açucareiro; ele ficará super perfumado e aromatizado. Agora, a fava não é a única opção aqui; um extrato de baunilha pode ser utilizado com excelentes resultados; utilize de meia a uma colher de chá, adicionando-o assim que o creme esfriar. Essência de baunilha, apesar de artificial, obviamente serve também.
Gelo: planeje-se antes de começar para garantir que terá gelo suficiente para fazer o banho-maria. A quantidade que você vai precisar vai depender um pouco do tamanho da sua tigela; como referência, utilizei de 2 a 3 bandejas de cubos gelo.
Creme de Leite Fresco: veja instruções acima, no corpo deste post, caso não tenha acesso ao creme de leite fresco na sua região.