Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the astra-sites domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. Translation loading for the astra domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114 Pavê de Chocolate - Bolos Bafônicos
Cremoso, cheio de sabor, elegante e classudo, este pavê de chocolate vai deixar aquele pavezinho basicão no chinelo e conquistar seu coração na primeira bocada! Leia as notas abaixo e o post acima para pegar todas as dicas de preparo, substituições e adaptações.
250g(1 bandeja)Morangoslimpos e cortados em cubinhos (ver notas)
Ganache
180ml/g(¾ Xíc.)Creme de Leite(ver notas)
180g(1 Xíc.)Chocolate Meio-Amargopicado
¼ Col. Chá(1g)Sal
15g(1 Col. Sopa)Manteigaopcional
Modo de Preparo
Creme Diplomata de Chocolate
Em um recipiente, junte o leite, as gemas e o conhaque (se for usar) e misture bem. (Nota: se quiser deixar o álcool mais presente, reserve parte do conhaque para ser adicionado ao final do preparo do creme).
Em uma panela média, junte o amido, o cacau em pó, o açúcar e o sal e misture bem com um fouet.
Despeje a mistura de leite sobre a mistura de secos e mexa bem com um fouet até que tudo esteja bem homogêneo.
Leve a fogo médio e mexa sem parar até que a mistura fique espessa; esse é o ponto em que o amido é ativado. Continue cozinhando e mexendo de 1 a 2 minutos a partir desse momento e então retire do fogo.
Junte o chocolate picado e deixe a mistura em repouso de 1 a 2 minutos para que o chocolate comece a derreter. Mexa então para incorporar.
Adicione a manteiga (se for usar) e misture bem. Se reservou conhaque no início do processo, adicione-o agora e incorpore.
Transfira para um recipiente (eu gosto de peneirar o creme nesta etapa), cubra com filme plástico em contato direto com o creme e leve à geladeira para esfriar completamente. (Nota: este creme pode ser feito com até 2 dias de antecedência).
Calda de Chocolate com Café
Dissolva o cacau em pó e o açúcar no café quente e junte o conhaque, se for utilizar.
Mexa muito bem, cubra e leve à geladeira para esfriar completamente.
Montagem
Retire o creme de chocolate da geladeira e, com o auxílio de um fouet resistente ou batedeira, bata-o até que fique liso e homogêneo; reserve.
À mão ou com o auxílio de uma batedeira, bata o creme de leite fresco bem gelado(veja notas abaixo para substituição) até atingir o ponto de chantilly.
Em 2 ou 3 adições, incorpore o creme batido ao creme de chocolate, misturando delicadamente para incorporar.
Espalhe uma camada fina do creme diplomata na base do refratário.
Disponha a calda já fria em um prato raso, umedeça brevemente os biscoitos champanhe dos dois lados e disponha-os sobre toda a base do refratário, deixando a menor quantidade de espaços vazios possível; se necessário, aperte bem os biscoitos e/ou corte-os para que encaixem bem. (Nota: procure não encharcar os biscoitos para manter um pouco de sua textura).
Despeje um pouco menos da metade do creme restante sobre os biscoitos, espalhe bem com uma espátula ou colher para fazer uma camada lisa e reta, e salpique os morangos picados por cima.
Faça uma nova camada de biscoitos umedecidos por cima, despeje o restante do creme diplomata e alise bem com uma colher ou espátula. Leve à geladeira, sem cobrir.
Ganache
Aqueça o creme de leite fresco em uma panela em fogo médio até que bolhas comecem a formar ao longo de seu perímetro; não deixe ferver. Enquanto isso, disponha o chocolate picado com o sal em uma tigela pequena de mistura.
Despeje o creme sobre o chocolate de uma vez só, cubra a tigela e aguarde de 3 a 5 minutos.
Com uma espátula pequena, comece a misturar pelo centro e mexa até que tudo se incorpore bem. Junte a manteiga (se for usar) e misture para incorporar.
Retire a travessa da geladeira e despeje a ganache sobre a superfície do doce. Pegue o refratário com as mãos e vire-o para os lados para espalhar a ganache por completo.
Cubra e leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou de um dia para o outro.
Finalização
Peneire cacau em pó e decore com morangos; está pronto para servir!
Notas
Biscoito: para uma sobremesa pra lá de especial, faça a receita caseira; uma receita rende a quantidade exata para esta sobremesa. Caso opte por praticidade, utilize a versão industrializada, 2 caixas de 150g. Agora, se quiser usar qualquer outro tipo de biscoito, fique à vontade, o céu é o limite, você é quem manda!
Conhaque: ele é opcional, tanto no creme quanto na calda. Se optar por não utilizar, substitua-o no creme por leite integral, mesma quantidade. No caso da calda, basta omiti-lo. Outras bebidas alcóolicas podem ser usadas em seu lugar, como cachaça, rum ou até mesmo um licor de preferência.
Chocolate: peço o meio amargo e o que utilizo é 54%, mas qualquer tipo serve sem problemas. Para uma receita bafônica, prefira o chocolate nobre.
Creme de Leite Fresco: sim, eu sei, é um ingrediente que infelizmente não é encontrado em todas as regiões do Brasil. Caso esse seja seu caso, sua melhor alternativa para bater o chantilly é a nata. Se ela for muito espessa, dilua em um pouco de leite integral gelado e bata. Agora, se encontrar um creme de leite com no mínimo 35% de gordura, ele também bate chantilly. Conhece outro tipo de chantilly pronto para uso? Também serve, mesma quantidade (240g ou 480ml, aproximadamente). Em último caso, o creme de leite de caixinha pode ser usado, no máximo 200g, mas recomendo ir adicionando aos poucos, mexendo e vendo o ponto; não deixe o creme ficar muito mole.
Café: eu gosto de usar café feito na hora, bem quente. Faça-o mais forte ou mais fraco de acordo com a preferência. Café solúvel pode ser usado e diluído em 240ml de água quente sem problemas. Caso não queira café na sua receita, basta substitui-lo por água quente ou até mesmo 120ml água quente, 120ml leite integral quente.
Morangos: fique à vontade para aumentar ou diminuir a quantidade de morangos no recheio ou até mesmo não usar; você é quem manda!
Creme de Leite da Ganache: aqui tanto o fresco quanto o de caixinha podem ser utilizados. Caso use o de caixinha, recomendo derreter o chocolate com o creme e o sal em banho maria ou microondas (parando de quando em quando para mexer) até que tudo esteja dissolvido.