Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the astra-sites domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. Translation loading for the astra domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114 Bolo Tronco de Natal - Bolos Bafônicos
Festivo, macio e saboroso, este rocambole é um clássico francês com a cara do Natal!
Tempo de Preparo 1hour
Tempo de Cocção 15minutes
Resfriamento (bolo & ganache) 3hours
Tempo Total 4hours15minutes
Rendimento8pessoas
Fernando Marino
Equipamento
1 assadeira larga e baixa (42x30cm)
1 batedeira (qualquer tipo)
Ingredientes
Massa
100g(¾ Xíc.)Farinha de Trigo
25g(¼ Xíc.)Cacau em Póqualquer tipo
½ Col. Chá(2g)Sal
6 Unid.(180g)Clarasem temperatura ambiente
½ Col. CháCremor de Tártaro ou 1 colher de chá de vinagre branco, opcional
150g(¾ Xíc.)Açúcar Refinadodividido
6 Unid.(105g)Gemasem temperatura ambiente
30ml(25g)Óleo Vegetalmilho, girassol ou canola
1 Col. CháExtrato de Baunilha
Recheio
240ml(1 Xíc.)Creme de Leite Frescogelado (ver notas)
30g(¼ Xíc.)Açúcar de Confeiteiro
6g(1 Col. Sopa)Cacau em Póqualquer tipo
Ganache
240g(1⅓ Xíc.)Chocolate Meio-Amargo picado
240g(1 Xíc.)Creme de Leite Fresco
Cogumelos de Merengue
20g(2 Col. Sopa)Merengue em Póou 2 claras (60g) em temperatura ambiente
60ml(¼ Xíc.)Águaomitir se usar claras frescas
130g(½ Xíc. + 2 Col. Sopa)Açúcar Refinado
Decoração
3Ramos de Alecrim
30gCereja Glaceadaou outra fruta redonda decorativa (framboesa, amora, blueberry; fresca ou seca)
100ml(100g)Água
200g(1 Xíc.)Açúcar Refinadodividido
Modo de Preparo
Massa
Unte e forre a assadeira com papel manteiga ou tapete de silicone. Unte o papel/tapete e reserve. Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Em uma tigela, peneire a farinha, o cacau, o sal e misture bem com um fouet. Reserve.
Na tigela da batedeira, limpa e livre de qualquer resíduo de gordura, adicione as claras, o cremor de tártaro (se for utilizar) e os bata em velocidade baixa até começarem a espumar. Aumente a velocidade para média-alta e adicione 100g do açúcar (½ Xíc.) de forma gradual, dando tempo de as claras absorverem o açúcar a cada adição e em seguida deixe bater até o merengue formar picos firmes, de 3 a 5 minutos. Transfira o merengue para uma tigela separada e reserve.
Imediatamente coloque na tigela as gemas, o restante do açúcar (50g), o óleo, a baunilha (não há necessidade de limpar a tigela) e bata em velocidade alta até formar uma mistura esbranquiçada, aerada e em ponto de fita, de 3 a 5 minutos.
Ainda na batedeira (ou à mão com um fouet), adicione o merengue à mistura de gemas em 2 ou 3 adições, misturando delicadamente somente para incorporar.
Em 2 adições, incorpore os secos—mexendo delicadamente com um fouet ou espatula—fazendo movimentos de dobra, de baixo para cima, a fim de minimizar a perda de aeração da massa.
Transfira para a assadeira e leve ao forno pr'-aquecido de 10 a 15 minutos ou até a massa passar no teste do palito. Enquanto a massa assa, estenda um pano de prato limpo sobre a bancada e peneire cacau em pó ou açúcar impalpável sobre toda a superfície.
Retire do forno e descole a massa das laterais usando uma espátula pequena ou faquinha. Imediatamente inverta a assadeira sobre o pano de prato—eu deixo a assadeira cair livremente sobre o pano—e descole o papel manteiga/tapete da massa. Começando pelo lado menos largo do rocambole, enrole a massa no pano de prato delicadamente até formar um rolo. Deixe a massa esfriar completamente enrolado no pano.
Ganache
Coloque o chocolate picado em uma tigela larga e aqueça o creme de leite em uma panela ou microondas—até ficar bem quente mas sem ferver—e imediatamente despeje sobre todo o chocolate. Cubra a tigela e espere de 3 a 5 minutos. Destampe e comece a misturar delicadamente até os dois ingredientes de unificarem formando uma ganache.
Deixe esfriar e firmar completamente em temperatura ambiente ou na geladeira. Isso pode levar horas; cubra a tigela somente depois que pare de soltar vapor. Esse preparo pode ser feito com antecedência, inclusive no dia anterior.
Recheio
Meça o creme de leite e ponha no freezer, dentro da tigela da batedeira, por cerca de 15 minutos antes de começar.
Adicione o açúcar e o cacau ao creme e bata na batedeira até atingir o ponto de chantilly. Cuidado para não bater demais. Leve à geladeira se não for rechear imediatamente.
Decoração
Em uma panela de molho, junte 100g do açúcar e a água e aqueça até o açúcar se dissolver. Retire do fogo e deixe esfriar 5 minutos.
Coloque o alecrim e a fruta em um recipiente e despeje o xarope de açúcar sobre eles e leve à geladeira. Deixe a mistura esfriar e curtir o máximo de tempo possível.
Coe o alecrim e a a fruta e os polvilhe no restante do açúcar. Transfira para um refratário e leve à geladeira para secar um pouco, descoberto. Reserve o xarope.
Montagem
Desenrole a massa cuidadosamente e, se quiser, pincele um pouco do xarope que sobrou da infusão de alecrim sobre a massa.
Despeje o chantilly sobre a massa e espalhe com uma espátula.
Começando novamente por um dos lados menores da massa, enrole-a novamente, dessa vez sem o pano. (Nota: como a massa esfriou enrolada, ela fica com a "memória" de seu formato enrolado e volta a se dobrar sem rachar). Se possível, cubra e leve o rocambole à geladeira por alguns minutos.
Transfira o rocambole para o prato de servir e faça um corte angulado em uma das extremidades do bolo. Anexe esse pedaço a uma das laterais do rocambole—com a face do corte encostada no rocambole—criando uma ramificação (ver vídeo acima para referência visual).
Cubra toda a superfície e lateral do tronco com a ganache. Ela pode estar mais macia e mole ou mais durinha, dependendo da temperatura em que ela estiver; contanto que esteja completamente fria, não há problema.
Faça riscos com um palitinho ou garfo para dar o efeito rústico de um tronco.
Cogumelo de Merengue
Forre uma assadeira larga e baixa com papel manteiga. Pré-aqueça o forno a 110˚C
Junte o merengue em pó e a água na tigela limpíssima da batedeira e bata até a mistura espumar. (Nota: se for usar claras frescas, omita a água).
Aumente a velocidade para média-alta e adicione o açúcar lenta e gradualmente. Bata até atingir o ponto de pico firme.
Transfira para um saco de confeitar com um bico perlê (redondo básico) de cerca de 1cm e faça—sobre a folha de papel manteiga—discos de 3,5cm e baixo (para serem as cabeças do cogumelo) e discos de 2,5cm mais altinho para serem os talos do cogumelo.
Asse de 45 a 60 minutos ou até que os merengue estejam sequinhos e descolem facilmente do papel manteiga. Desligue o forno e deixe esfriar completamente antes de retirar.
Derreta uma pequena quantidade de chocolate (qualquer tipo) no microondas. Use para colar os caules nas cabeças dos cogumelos. Polvilhe cacau em pó em cima para simular a terra que eles têm naturalmente.
Finalização
Coloque o alecrim e frutas açucaradas junto com os cogumelos para decorar e sirva!
Notas
Creme de Leite Fresco: para a ganache, ele pode ser substituído por qualquer outro tipo de creme de leite. Mas eu derreteria ele com o chocolate em banho-maria. Para o recheio (chantilly), se não tiver acesso ao fresco, bata um chantilly com o produto que estiver à disposição e use como recheio. Ou então utilize este produto, que também tem 35% e funciona como o creme de leite fresco.